GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS COMUNIDADES DE PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol23n68.79Resumo
Um dos modelos de gestão utilizado pelas empresas em busca de vantagem competitiva é o de gestão do conhecimento, o qual está estruturado a partir do capital intelectual, um bem intangível e valor de difícil mensuração. As organizações interagindo com o ambiente têm como objetivo absorver informações e transformá-las em conhecimento para formação de suas competências. As comunidades de prática constituem-se num instrumento importante para o desenvolvimento do capital intelectual, e conseqüentemente de suas competências individuais e organizacionais. As comunidades de prática integradas a ferramentas tais como, e-mail, internet, fóruns de discussão, messenger e outras tecnologias de informação promovem a criação e disseminação do conhecimento, e com este o desenvolvimento de competências. As empresas observadas demonstraram nossas suposições sobre a importância das comunidades de prática no processo de aprendizagem organizacional. Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Aprendizagem, Conhecimento, Competências, Tecnologia da Informação, Comunidades de Prática.Downloads
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Publicado
2009-04-24
Como Citar
Pcchiai, D., Lopes, M. dos S., & Gonçalves de Oliveira, P. S. G. de O. S. (2009). GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS COMUNIDADES DE PRÁTICA. Gestão & Regionalidade, 23(68). https://doi.org/10.13037/gr.vol23n68.79
Edição
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Artigos
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