COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE OS ANOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS OPINIÕES DE ALUNOS FORMANDOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Autores

  • Arilda Schmidt Godoy Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • denis Forte Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol23n68.80

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as opiniões dos alunos de uma universidade privada na cidade de São Paulo sobre as competências adquiridas nos cursos de graduação em Administração de Empresas. Foi realizado um estudo de natureza exploratória e descritiva, em uma amostra de 441 alunos do último semestre utilizando- se um questionário estruturado organizado em dois blocos: um destinado à caracterização dos sujeitos e outro composto de 27 itens em uma escala Likert. Os dados foram analisados de forma quantitativa, utilizando-se técnicas da estatística descritiva e multivariada. A análise fatorial permitiu a identificação de quatro fatores correspondentes aos seguintes blocos de competências: social, solução de problemas, técnico-profissional e de comunicação. As freqüências de respostas indicam que, segundo a perspectiva dos alunos, as competências adquiridas (aprendidas) durante o curso de graduação, com índices de concordância mais altos, concentram-se nos fatores 1 (competência social) e 2 (competência solução de problemas). Palavras chave: Competências, ensino, alunos, graduação.

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