COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE OS ANOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS OPINIÕES DE ALUNOS FORMANDOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Arilda Schmidt Godoy, denis Forte

Resumo


Este estudo tem como objetivo identificar e analisar
as opiniões dos alunos de uma universidade
privada na cidade de São Paulo sobre as competências
adquiridas nos cursos de graduação em
Administração de Empresas. Foi realizado um estudo
de natureza exploratória e descritiva, em uma
amostra de 441 alunos do último semestre utilizando-
se um questionário estruturado organizado
em dois blocos: um destinado à caracterização dos
sujeitos e outro composto de 27 itens em uma
escala Likert. Os dados foram analisados de forma
quantitativa, utilizando-se técnicas da estatística
descritiva e multivariada. A análise fatorial permitiu
a identificação de quatro fatores correspondentes
aos seguintes blocos de competências: social, solução
de problemas, técnico-profissional e de comunicação.
As freqüências de respostas indicam
que, segundo a perspectiva dos alunos, as competências
adquiridas (aprendidas) durante o curso
de graduação, com índices de concordância mais
altos, concentram-se nos fatores 1 (competência
social) e 2 (competência solução de problemas).
Palavras chave: Competências, ensino, alunos,
graduação.

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DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol23n68.80



 

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