CODESTRUIÇÃO DE VALOR: definições, tendências e lacunas teóricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248033

Palavras-chave:

Codestruição de Valor, Lógica Dominante em Serviços, Formação de Valor Interativo, Economia Compartilhada, Showrooming

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar as principais produções científicas sobre a codestruição de valor (CDV) e verificar a sua evolução ao longo do tempo, apresentando suas tendências e possíveis lacunas, que possam auxiliar futuras pesquisas.

Metodologia: O desenvolvimento do trabalho pautou-se em uma revisão da literatura, tendo como auxílio a Bibliometria, com a coleta na base de dados da Web of Science.

Resultados: Apontam que artigos sobre a CDV ainda são incipientes. Trabalhos mais recentes exploram a CDV no ambiente da economia compartilhada, estudam o efeito do showrooming na destruição de valor e como a CDV surge, quando analisada pela ótica dos prestadores de serviços.

Implicações Práticas: A contribuição dada é uma maior compreensão sobre o tema e um direcionamento para novos estudos que colaboram com pesquisadores e gestores para evitar uma perda de valor durante os processos de interação nas relações B2B, B2C ou C2C.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Carlos Farina, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - SP - Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGA - USCS) e dos cursos de graduação da mesma Instituição. Linha de Pesquisa 3 - Redes Organizacionais e Inovação. Temas de interesse: clusters industriais e comerciais, redes de inovação, relacionamento em redes, gestão do conhecimento, cocriação de valor, descarte de resíduos eletrônicos, logística reversa, TI verde, princípios para o ensino sustentável, gestão sustentável, análise de redes sociais. Formação: Doutorado em Administração ? Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009) - FEA-USP . Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2002) - EAESP - FGV. Graduação em Matemática ? Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (1974) - IME - USP.

Fátima Penha Leone, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS/Programa de Pós-Graduação em Administração - SP- Brasil

Doutoranda em Administração (início 2019/2), Mestra em Administração (2016), pós-graduada em Controladoria e Auditoria, Bacharel em Ciências Econômicas. Experiência profissional nas áreas administrativo-comercial e administrativo-financeiro. Docente do Centro Universitário Sumaré, ministrando aulas para os cursos de Administração, Gestão Financeira e Ciências Contábeis. Disciplinas: Economia, Matemática Financeira, Gestão de Custos e Preços, Gestão por Competências, Administração Contemporânea, Análise de Crédito e Cobrança, Plano de Negócios, Sistemas de Remuneração, Controladoria, Gestão de Investimentos, Planejamento Orçamentário. Orientadora de TCC I (Projeto) e TCC II para o curso de Administração.

Referências

ARORA, Sourabh; SAHNEY, Sangeeta. Antecedents to consumers’ showrooming behaviour: An integrated TAM-TPB framework. Journal of Consumer Marketing, 2018. DOI: 10.1108/JCM-07-2016-1885

BAKER, Melissa A.; KIM, Kawon. Value destruction in exaggerated online reviews. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 2019. DOI: 10.1108/IJCHM-03-2018-0247

BRIZOLA, Jairo; FANTIN, Nádia. Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 3, n. 2, 2016.

BUHALIS, Dimitrios; ANDREU, Luisa; GNOTH, Juergen. The dark side of the sharing economy: Balancing value co‐creation and value co‐destruction. Psychology & Marketing, v. 37, n. 5, p. 689-704, 2020. DOI: 10.1002/mar.21344

CABIDDU, Francesca; MORENO, Frau; SEBASTIANO, Lombardo. Toxic collaborations: co-destroying value in the B2B context. Journal of Service Research, v. 22, n. 3, p. 241-255, 2019. DOI: 10.1177/1094670519835311

CAMILLERI, Jeannette; NEUHOFER, Barbara. Value co-creation and co-destruction in the Airbnb sharing economy. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 2017. DOI: 10.1108/IJCHM-09-2016-0492

CANDEL, Melissa; KARRBOM GUSTAVSSON, Tina; ERIKSSON, Per-Erik. Front-end value co-creation in housing development projects. Construction Management and Economics, p. 1-15, 2020. DOI: 10.1080/01446193.2020.1851037

CORSARO, Daniela. Value co-destruction and its effects on value appropriation. Journal of Marketing Management, v. 36, n. 1-2, p. 100-127, 2020. DOI: 10.1080/0267257X.2019.1696876

DAUNT, Kate L.; HARRIS, Lloyd C. Consumer showrooming: Value co-destruction. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 38, p. 166-176, 2017. DOI: 10.1016/j.jretconser.2017.05.013

DOLAN, Rebecca; SEO, Yuri; KEMPER, Joya. Complaining practices on social media in tourism: A value co-creation and co-destruction perspective. Tourism Management, v. 73, p. 35-45, 2019. DOI: 10.1016/j.tourman.2019.01.017

ECHEVERRI, Per; SKÅLÉN, Per. Co-creation and co-destruction: A practice-theory based study of interactive value formation. Marketing theory, v. 11, n. 3, p. 351-373, 2011. DOI: 10.1177/1470593111408181

ENGEN, Marit et al. Continuing the development of the public service logic: a study of value co-destruction in public services. Public Management Review, p. 1-20, 2020. DOI: 10.1080/14719037.2020.1720354

FAN, Daisy XF. Understanding the tourist-resident relationship through social contact: progressing the development of social contact in tourism. Journal of Sustainable Tourism, p. 1-19, 2020. DOI: 10.1080/09669582.2020.1852409

FINSTERWALDER, Jörg; KUPPELWIESER, Volker G. Intentionality and transformative services: Wellbeing co-creation and spill-over effects. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 52, p. 101922, 2020. DOI: 10.1016/j.jretconser.2019.101922

FREY-CORDES, Regina; EILERT, Meike; BÜTTGEN, Marion. Eye for an eye? Frontline service employee reactions to customer incivility. Journal of Services Marketing, 2020. DOI: 10.1108/JSM-07-2019-0270

GE, Jianxin; XU, Hongjia; PELLEGRINI, Massimiliano M. The effect of value co-creation on social enterprise growth: Moderating mechanism of environment dynamics. Sustainability, v. 11, n. 1, p. 250, 2019. DOI: 10.3390 / su11010250

GKRITZALI, Alkmini; MAVRAGANI, Eleni; GRITZALIS, Dimitris. Negative MWOM and value co-destruction during destination crises. Business Process Management Journal, 2019. DOI: 10.1108/BPMJ-07-2019-0278

GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 47, p. 82-99, 2016. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n47p82

GUAN, Xinhua et al. Scale development of value co-destruction behavior in tourism. Tourism Management Perspectives, v. 36, p. 100757, 2020. DOI: 10.1016/j.tmp.2020.100757

JÄRVI, Henna et al. Value co-destruction in hotel services: Exploring the misalignment of cognitive scripts among customers and providers. Tourism Management, v. 77, p. 104030, 2020. DOI: 10.1016/j.tourman.2019.104030

JÄRVI, Henna; KÄHKÖNEN, Anni-Kaisa; TORVINEN, Hannu. When value co-creation fails: Reasons that lead to value co-destruction. Scandinavian Journal of Management, v. 34, n. 1, p. 63-77, 2018. DOI: 10.1016/j.scaman.2018.01.002

JAYASHANKAR, Priyanka et al. Co-creation of value-in-use through big data technology-a B2B agricultural perspective. Journal of Business & Industrial Marketing, 2019. DOI: 10.1108/JBIM-12-2018-0411

JUNAID, Muhammad; HOU, Fujun; HUSSAIN, Khalid. Reviving consumer-alienation in the discourse of consumers’ negativity. International Journal of Market Research, v. 61, n. 6, p. 568-570, 2019. DOI: 10.1177/1470785318814425

KAARTEMO, Valtteri; KÄNSÄKOSKI, Helena. Information and knowledge processes in health care value co-creation and co-destruction. SAGE Open, v. 8, n. 4, p. 2158244018820482, 2018. DOI: 10.1177/2158244018820482

LAUD, Gaurangi et al. Value co-destruction: a typology of resource misintegration manifestations. Journal of Services Marketing, 2019. DOI: 10.1108/JSM-01-2019-0022

LUCAS, Elaine de Oliveira; GARCIA-ZORITA, Jose Carlos; SANZ-CASADO, Elias. Evolução histórica de investigação em informetria: ponto de vista espanhol. Liinc em revista, v. 9, n. 1, p. 255-270, 2013. DOI: 10.18617/liinc.v9i1.509

LUO, Jiaqi Gemma et al. Co-creation and co-destruction of service quality through customer-to-customer interactions. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 2019. DOI: 10.1108/IJCHM-12-2017-0792

MULCAHY, Rory; LUCK, Edwina. Row! Row! Row Your Boat! Transformative Value Cocreation and Codestruction in Elite and Olympic Rowers. Journal of Sport Management, v. 34, n. 4, p. 354-366, 2020. DOI: 10.1123/jsm.2019-0381

MUNTINGA, D. G.; MOORMAN, M.; SMIT, E. G. Introducing COBRAs: Exploring motivations for brand-related social media use. International Journal of advertising, v. 30, n. 1, p. 13-46, 2011. DOI: 10.2501 / IJA-30-1-013-046

NASCIMENTO, C.A.X.; URDAN, A.T.; COSTA, B.K.. Co-destruição de Valor como Síncope da Cocriação de Valor e os Impactos na Lealdade do Aluno no Ensino a Distância. Anais do VII SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, São Paulo, SP, Brasil, 22 e 23/10/2018.

NEUHOFER, Barbara; MAGNUS, Bianca; CELUCH, Krzysztof. The impact of artificial intelligence on event experiences: a scenario technique approach. Electronic Markets, p. 1-17, 2020. DOI: 10.1007/s12525-020-00433-4

PATHAK, Buddhi; ASHOK, Mona; TAN, Yin Leng. Value co-destruction: Exploring the role of actors’ opportunism in the B2B context. International Journal of Information Management, v. 52, p. 102093, 2020. DOI: 10.1016/j.ijinfomgt.2020.102093

PRAHALAD, C. K. and V. RAMASWAMY. Co-creation Experiences: the next practice in value creation, Journal of Interactive Marketing, 18, p. 5–14, 2004.

PLÉ, Loïc; DEMANGEOT, Catherine. Social contagion of online and offline deviant behaviors and its value outcomes: The case of tourism ecosystems. Journal of Business Research, v. 117, p. 886-896, 2020. DOI: 10.1016/j.jbusres.2019.06.002

PLÉ, Loïc. Studying customers’ resource integration by service employees in interactional value co-creation. Journal of Services Marketing, 2016. DOI: 10.1108/JSM-02-2015-0065

PLÉ, Loïc; CÁCERES, Ruben Chumpitaz. Not always co-creation: introducing interactional co-destruction of value in Service-Dominant Logic. Keywords. Journal of Services Marketing. V.24. p. 430-437, 2010. DOI: 10.1108/08876041011072546

RANJAN, Kumar Rakesh; READ, Stuart. Value co-creation: concept and measurement. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 44, n. 3, p. 290-315, 2014.

SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos; KOBASHI, Nair Yumiko. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. 2009.

SMITH, Anne M. The value co-destruction process: a customer resource perspective. European Journal of Marketing, 2013. DOI: 10.1108/EJM-08-2011-0420

SMYTH, Hedley; LECOEUVRE, Laurence; VAESKEN, Philippe. Co-creation of value and the project context: Towards application on the case of Hinkley Point C Nuclear Power Station. International journal of project management, v. 36, n. 1, p. 170-183, 2018. DOI: 10.1016/j.ijproman.2017.04.013

STHAPIT, Erose; BJORK, Peter. Interactive value formation: drivers and outcomes from Airbnb guests’ perspectives. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, p. 1-19, 2020. DOI: 10.1080/15022250.2020.1828163

STHAPIT, Erose; BJÖRK, Peter. Towards a better understanding of interactive value formation: Three value outcomes perspective. Current Issues in Tourism, v. 23, n. 6, p. 693-706, 2020. DOI: 10.1080/13683500.2018.1520821

STHAPIT, Erose; BJÖRK, Peter. Sources of value co-destruction: Uber customer perspectives. Tourism Review, 2019. DOI: 10.1108/TR-12-2018-0176

STIELER, Maximilian; WEISMANN, Friederike; GERMELMANN, Claas Christian. Co-destruction of value by spectators: the case of silent protests. European Sport Management Quarterly, v. 14, n. 1, p. 72-86, 2014. DOI: 10.1080/16184742.2013.865249

TRINDADE, Manoel Gustavo Neubarth. Economia de Plataforma (ou tendência à bursatilização dos mercados): Ponderações Conceituais Distintivas em relação à Economia Compartilhada e à Economia Colaborativa e uma Abordagem de Análise Econômica do Direito dos Ganhos de Eficiência Econômica por meio da Redução Severa dos Custos de Transação. Revista Jurídica Luso-Brasileira, 2020.

UKEJE, Uchechukwu Edwin et al. Organizational level antecedents of value co-destruction in hospitality industry: An investigation of the moderating role of employee attribution. Current Issues in Tourism, p. 1-15, 2020. DOI: 10.1080/13683500.2020.1763928

URATNIK, Miha. Interactional service innovation with social media users. Service Science, v. 8, n. 3, p. 300-319, 2016. DOI: 10.1287/serv.2016.0149

VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F. Service-dominant logic: continuing the evolution. Journal of the Academy of marketing Science, v. 36, n. 1, p. 1-10, 2008. DOI: 10.1007 / s11747-007-0069-6

VARGO, Stephen L.; MAGLIO, Paul P.; AKAKA, Melissa Archpru. On value and value co-creation: A service systems and service logic perspective. European management journal, v. 26, n. 3, p. 145-152, 2008. DOI: 10.1016/j.emj.2008.04.003

VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of marketing, v. 68, n. 1, p. 1-17, 2004.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

WILLIAMS, Brian N.; KANG, Seong-Cheol; JOHNSON, Japera. (Co)-contamination as the dark side of co-production: public value failures in co-production processes. Public Management Review, v. 18, n. 5, p. 692-717, 2016. DOI: 10.1080/14719037.2015.1111660

YEH, Shih-Shuo et al. Exploring the value co-destruction model for on-line deviant behaviors of hotel customers. Tourism Management Perspectives, v. 33, p. 100622, 2020. DOI: 10.1016/j.tmp.2019.100622

YIN, Juelin; QIAN, Lixian; SHEN, Junjie. From value co-creation to value co-destruction? The case of dockless bike sharing in China. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 71, p. 169-185, 2019. DOI: 10.1016/j.trd.2018.12.004

ZHANG, Tingting et al. Engaging customers in value co-creation or co-destruction online. Journal of Services Marketing, 2018. DOI: 10.1108/JSM-01-2017-0027

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Farina, M. . C., & Leone, F. P. (2024). CODESTRUIÇÃO DE VALOR: definições, tendências e lacunas teóricas. Gestão & Regionalidade, 40, e20248033. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248033