UMA SISTEMÁTICA PARA CLASSIFICAÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIOS E ESTRATÉGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20238072

Palavras-chave:

Canvas, Estrategia de negocios, sistemas produtivos, valor

Resumo

O objetivo desta pesquisa é ampliar o conceito das relações entre modelos de negócios e
estratégias de negócios, bem como desenvolver uma tabela de classificação entre as
sobreposições das relações. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa do tipo
exploratória descritiva e o estudo de múltiplos casos foi aplicado para identificar as
semelhanças e dissemelhanças nos modelos de negócios e suas estratégias para construção dos
indicadores. Dentre os resultados pode-se destacar que as unificações das estratégias
individuais de cada pilar do modelo de negócio, quando agrupadas representam as relações
entre modelos de negócios e estratégias de negócios de diversos sistemas produtivos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Gomes, UNIP Universida Paulista/ Programa de Pos-graduação em Engenharia de Produção

UNIP Universida Paulista/ Programa de Pos-graduação em Engenharia de Produção. Rua Barcelar 1212, Sala 409, São Paulo, SP, Brasil

https://orcid.org/0000-0001-5186-7403

Doutoranda em Engenharia de Produção no PPGEP e Mestre Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos (CEETEPS)

 

Marcelo T Okano, UNIP Universida Paulista/ Programa de Pos-graduação em Engenharia de Produção

UNIP Universida Paulista/ Programa de Pos-graduação em Engenharia de Produção. Rua Barcelar 1212, Sala 409, São Paulo, SP, Brasil

https://orcid.org/0000-0003-1680-7821

Professor e Pesquisador do Programa de Pos-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista.

Mestre em Adminisração (USCS), Doutor em Engenharia de Produção (UNIP) e Doutor em Administração (FGV) e pos-doutorado em Engenharia de Produção (FEG-UNESP).

 

Referências

ALEGRE, I., BERBEGAL-MIRABENT, J. Social innovation success factors: hospitality and tourism social enterprises. International Journal of Contemporary Hospitality Management, p.1155-1176, (2016). DOI: https://doi.org/10.1108/IJCHM-05-2014-0231

BRADENGURGER, M, A., STUART, W, H. Value-based business strategy, pp.1-20, (1996).

CHESBROUGH, H.; ROSENBLOOM, R. S. The role of the business model in capturing value from innovation: evidence from Xerox Corporation’s technology spin-off companies. Industrial and Corporate Change, v.11, (2002). DOI: https://doi.org/10.1093/icc/11.3.529

DEMIL, B., LECOCQ, X., RICART, J. E., & ZOTT, C. Introduction to the SEJ Special Issue on Business Models: Business Models within the Domain of Strategic Entrepreneurship. Strategic Entrepreneurship Journal, 9(1), 1–11, (2015). DOI: https://doi.org/10.1002/sej.1194

DOLESKI, D.O. Integrated Business Model, p.4-10, (2015). DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-658-09698-4

EISENHARDT, K.T. Building theories from case study research. Stanford University, (1989). DOI: https://doi.org/10.2307/258557

FALENCIOKOWSKI, Y. A broad overview of definitions and components of business model was presented in the study. Spójność modeli biznesu. Koncepcja i pomiar, CeDeWu, Warsaw, p. (2013).

GIL, A. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas (2002).

GRABOWSKA, M., KRZYWDA, J., KRZYWDA, D. Relations between business model and business strategy. WEI international academic conference proceedings. Vienna, Austria, (2015).

JOIA, L. A., FERREIRA, S. Modelo de negócios: constructo real ou metáfora de estratégia? Caderno Ebape.br, (2005). DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512005000400002

MIHARJO, L.W., SASMOKO, M., ALAMSJAH F., ELIDJEN. The role of distinctive organizational capability in formulating co-creation strategy and business model innovation. Polish Journal of Management Studies, 18 (2), (2018). DOI: https://doi.org/10.17512/pjms.2018.18.2.16

MILES, M. B., HUBERMAN. A.M. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook (1994).

OROFINO, M. Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento de modelos de negócio. Dissertação (Mestrado). Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, (2011).

OSTERWALDER, A. The Business Model Ontology: a proposition in a design science approach, v. 173, (2004).

OSTERWALDER, A., PIGNEUR, Y. Clarifying business models: origins, present, and future of the concept common, (2005). DOI: https://doi.org/10.17705/1CAIS.01601

OSTERWALDER, A., PIGNEUR, Y. Business Model Generation - Innovation in business models: a handbook for visionaries, innovators and revolutionaries, (2011).

OTOLA, I., GRABOWSKA M., SZAJY, M. Value composition for business models of high-growth enterprises [in:] Business Models. Innovation, Digital Transformation, and Analytics eds. I. Otola, M. Grabowska, Taylor and Francis Group, (2020). DOI: https://doi.org/10.1201/9781003018124

RICHARDSON, J. The business model: an integrative framework for strategy execution, (2008). DOI: https://doi.org/10.1002/jsc.821

RUSNJAK, A. Entrepreneurial business modeling in kontext einer erfolgsfaktorenorientierten strategie-entwicklung, Dissertation, Universität Leipzig, (2012).

SEDDON, B., LEWIS, P. Strategy and business models: what´s the difference? p. 2-14, (2003).

SHAFER, S. M., SMITH, H. J., & LINDER, J. C. The power of business models. Business Horizons, 48(3), 199–207, (2005). DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2004.10.014

STEFANOVIC, I., MILOSEVIC, D. On conceptual differentiation and integration of strategy and business model, (2012).

TEECE, D. J., Linden, G. Business models, value capture, and the digital enterprise. Journal of Organization Design, p. 6-8, (2017). DOI: https://doi.org/10.1186/s41469-017-0018-x

THOMPSON. A.A, STRICKLAND. A.J. Strategic Management, Electronic Markets, vol. 8, (2004).

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, (2001).

VUKANOVIC´, Z. Business model research agenda positioning: conceptual frameworks, functions, benefits, rationale, dynamics, performance, and economic feasibility, p. 1-62 (2016). DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-30512-7_2

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Gomes, J., & Okano, M. T. (2023). UMA SISTEMÁTICA PARA CLASSIFICAÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIOS E ESTRATÉGIAS . Gestão & Regionalidade, 39, e20238072. https://doi.org/10.13037/gr.vol39.e20238072