TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL: estratégias adotadas de desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248242

Palavras-chave:

Produtividade., Inovação, Planejamento digital

Resumo

O presente estudo elaborou uma reflexão acerca de estratégias para atingir a transformação digital na Construção Civil no Brasil, a partir do marco da revolução digital, considerada como a quarta revolução industrial. Tal marco promoveu transformações nas regras de negócio, de forma inédita e implicou em alterações profundas nos modos de viver, trabalhar e se relacionar. O objetivo é compreender as implicações da revolução digital no setor da construção civil, no que se refere ao âmbito dos negócios, suas regras, processos, possibilidades, complexidades e potencialidades. Assim, foi realizado um estudo de caso com duas empresas de construção civil: MRV e Cyrela, e analisadas as estratégias estabelecidas. A partir da reflexão apresentada nesse estudo, entende-se que o setor da construção está no processo de busca de maturidade digital, dessa forma surgem iniciativas como a criação de um ecossistema de startup que atende a desafios dessas grandes empresas analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camille Ayumi Tanaka, MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq - Ponta Grossa - Paraná - Brasil

Engenheira Civil graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, em Ponta Grossa, PR, em 2014. Exerceu a função de Analista de Ativo de Giro na Cervejaria Adriática - Ambev, atuando no startup da Cervejaria, na implantação dos controles de gestão e operação dos ativos de giro da unidade e treinando equipe de colaboradores na cultura e funções dentro da logística. Responsável pelo recebido e gestão de todo o ativo de giro para produção da cervejaria, bem como, do pagamento e gestão de frete dos mesmos. Como atividade principal o controle de estoque dos ativos, prevendo suficiência para produção, análise de empréstimo e gestão de orçamento e perdas.

 

 Camille Ayumi Tanaka. (Universidade de São Paulo – USP), MBA em Gestão de Negócios. (Ponta Grossa, Paraná, Brasil). ORCID (https://orcid.org/0000-0001-7009-2957)

 

Engenheira Civil graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, em Ponta Grossa, PR. Finalizou o MBA em Gestão de Negócios no Pecege - MBA USP/Esalq. Atualmente é Coordenadora de Business Intelligence.


Com experiência em projetos hidrossanitários, era responsável pela pré-aprovação de projetos de empreendimentos em Ponta Grossa e Região, verificando se estavam corretos em dimensionamento e padrões da Companhia. Enquanto estagiária na Sanepar, elaborava projetos de abastecimento, esgotamento e melhoria de rede, visando atendimento a novos loteamentos ou melhorar a qualidade dos já atendidos. Levantava quantidade de peças para obras, orçamentos e criava seus cronogramas. 

Patricia Mari Matsuda, Centro Universitário FEI - São Bernardo do Campo - SP - Brasil

Possui Graduação em Administração Pública pela UNESP (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFSCar. Realizou o doutorado sanduíche na University of Manchester - Manchester Business School (06/2013 - 04/2014). Foi Professora Universitária d FADISC de São Carlos pelo período de dois anos (2007 - 2009). Foi bolsista da CAPES desde 2011 até 2014. Participa do Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI). Foi Professora da disciplina de Operações, Serviços e Sistemas Produtivos II e orientadora de TCC no curso de Administração na Faculdade Sumaré. Ainda na Faculdade Sumaré foi Professora

Conteudista da disciplina de ensino à distância Aplicação e Análise de Casos desde 2014 até 2017. É atualmente Professora da disciplina de Gestão Estratégica da Inovação e Teoria da Inovação e Competitividade para o curso de Administração e professora da disciplina de Inovação e empreendedorismo para o curso de Ciências da computação. Professora de Gestão Estratégica e Tecnologia da Inovação e Engenharia Organizacional na Engenharia de Produção e Coordenadora das disciplinas de Práticas de Inovação I e II para o ciclo básico das Engenharias no Centro Universitário da FEI - SBC. Atualmente também é orientadora de trabalhos de MBA em Gestão de Negócios e Gestão de Projetos do Pecege - MBA USP/Esalq.

 (Centro Universitário FEI), Administração/São Bernardo do Campo (São Bernardo do Campo, SP e Brasil).

"ORCID" (http://orcid.org/ 0000-0003-1167-6148)

 

Possui Graduação em Administração Pública pela UNESP. Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFSCar. Realizou o doutorado sanduíche na University of Manchester - Manchester Business School. É atualmente Professora da disciplina de Gestão Estratégica da Inovação e Teoria da Inovação e Competitividade para o curso de Administração. Atualmente também é orientadora de trabalhos de MBA em Gestão de Negócios e Gestão de Projetos do Pecege - MBA USP/Esalq

Maria Laura Ferranty Maclennan, Centro Universitário da FEI - São Bernardo do Campo - SP - Brasil

Doutora em Administração de Empresas pela FEA USP, mestre em Administração pela ESPM SP. Atualmente é professora no Centro Universitário FEI no curso de Administração, Engenharia e Ciência da Computação.

 (Universidade Ibirapuera e Centro Universitário FEI), Administração/São Bernardo do Campo (São Bernardo do Campo, SP e Brasil).

"ORCID" (http://orcid.org/ 0000-0002-5019-7492)

Possui Graduação em Administração pela FEA USP. Mestrado em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Administração da FEA USP. Atualmente é Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera (UNIB) e leciona no Centro Universitário FEI.

Referências

AUDI, M. Contratação de startups, joint venture, co-desenvolvimento de tecnologia: assim, a cyrela inova. 2018. Disponível em: https://www.projetodraft.com/contratacao-de-startups-joint-venture-codesenvolvimento-de-tecnologia-assim-a-cyrela-inova/. Acesso em: 08 ago. 2020.

BASILIO, P. MRV anuncia criação do primeiro centro de inovação em construção civil no Brasil. 2020. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/gazz-conecta/mrv-anuncia-criacao-de-centro-de-inovacao-em-construcao-civil/. Acesso em: 08 ago. 2020.

BIANCHETTI, M. MRV busca startup para parceria em energia. 2020. Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/negocios/mrv-busca-startup-para-parceria-em-energia. Acesso em: 08 ago. 2020.

CYRELA. Institucional. 2020. Disponível em: https://www2.cyrela.com.br/sobre/a-cyrela. Acesso em: 08 ago. 2020.

FARIAS, V. Como a cyrela inova: conheça a construtora que está se aproximando de startups para acelerar seu processo de inovação. 2018. Disponível em: https://www.buildin.com.br/como-a-cyrela-inova-conheca-a-construtora-que-esta-se-aproximando-de-startups-para-acelerar-seu-processo-de-inovacao/. Acesso em: 08 ago. 2020.

GOBBLE, M. M. Digital strategy and digital transformation. Research-Technology Management, v. 61, n. 5, p. 66-71, 2018.

HARVARD BUSINESS REVIEW. Which Industries Are the Most Digital (and Why)?. 2016. Disponível em: https://hbr.org/2016/04/a-chart-that-shows-which-industries-are-the-most-digital-and-why?utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=buffer&utm_content=bufferfe468. Acesso em: 01 mai. 2020.

HESS, T., MATT, C., BENLIAN, A., & WIESBÖCK, F. Options for formulating a digital trans-formation strategy. MIS Quarterly Executive, v. 15, n. 2, 2016.

INTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTICA. Indicadores do pib trimestral - setores e construção civil. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/downloads-estatisticas.html. Acesso em: 01 mai. 2020.

INTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTICA. Participação da indústria da construção na população ocupada. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/downloads-estatisticas.html. Acesso em: 01 mai. 2020.

KUAZAQUI, Edmir. Planejamento Estratégico. 1ed. Cengage Learning Edições Ltda, São Paulo, SP, Brasil. 2015.

MCKINSEY GLOBAL INSTITUTE. Digital America: A tale of the haves and have-mores. 2015. Disponível em: https://www.mckinsey.com/industries/technology-media-and-telecommunications/our-insights/digital-america-a-tale-of-the-haves-and-have-mores. Acesso em: 20 mai. 2020.

MCKINSEY GLOBAL INSTITUTE. The best response to digital disruption. 2017. Disponível em: <https://www.mckinsey.com/mgi/overview/in-the-news/the-right-response-to-digital-disruption> Acesso em: 04 ago. 2020.

MCKINSEY GLOBAL INSTITUTE. When to shift your digital strategy into a higher gear. 2017. Disponível em: https://www.mckinsey.com/business-functions/mckinsey-digital/our-insights/when-to-shift-your-digital-strategy-into-a-higher-gear. Acesso em: 04 ago. 2020.

MCKINSEY GLOBAL INSTITUTE. Reinventing construction through a productivity revolution. 2017a. Disponível em:https://www.mckinsey.com/industries/capital-projects-and-infrastructure/our-insights/reinventing-construction-through-a-productivity-revolution. Acesso em: 22 abr. 2020.

MCKINSEY GLOBAL INSTITUTE. Decoding digital transformation in construction. 2019. Disponível em: https://www.mckinsey.com/industries/capital-projects-and-infrastructure/our-insights/decoding-digital-transformation-in-construction#. Acesso em: 10 abr. 2020.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES. Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. Brasília, Brasil. 2018. Disponível em: http://www.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/estrategiadigital.pdf. Acesso em: 02 ago. 2020.

MRV. MRV entra para o ranking das dez empresas mais inovadoras do Brasil. 2020. Disponível em: https://www.mrv.com.br/institucional/pt/relacionamentos/releases/mrv-entra-para-o-ranking-das-dez-empresas-mais-inovadoras-do-brasil. Acesso em: 08 ago. 2020.

MRV. Apresentação Institucional. 2020. Disponível em: https://www.fdc.org.br/conhecimento-site/nucleos-de-pesquisa-site/centro-de-referencia-site/Materiais/MRV%20CRI%20Minas.PDF. Acesso em: 08 ago. 2020.

MRV. Institucional. 2020. Disponível em: https://mrv.com.br/institucional/pt. Acesso em: 08 ago. 2020.

PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva - técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Ed 1. Elsevier Brasil, 2004.

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. 1 ed. Editora Edipro. São Paulo, SP, Brasil. 2019.

SILVA JUNIOR, D. S.; SANTOS, R. C. D.; SANTOS, I. L. D. Inovações da indústria 4.0 na gestão de processos na prestação de serviços na construção civil. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 12, n. 3, p. 394-415, 2020

Publicado

2024-03-11

Como Citar

Ayumi Tanaka, C., Mari Matsuda, P., & Maclennan, M. L. F. (2024). TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL: estratégias adotadas de desenvolvimento. Gestão & Regionalidade, 40, e20248242. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248242

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos