EFEITO DA PROPENSÃO EMPREENDEDORA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA CRIATIVA DO ARTESANATO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248266

Palavras-chave:

Propensão empreendedora, Desenvolvimento humano, Classe criativa, Indústrias criativas, Artesanato

Resumo

A temática do empreendedorismo na indústria criativa tornou-se foco das discussões de órgãos e comunidades internacionais, sendo apontada como estratégica para o crescimento e o desenvolvimento econômico e social de países desenvolvidos e em desenvolvimento, quer seja através da geração de emprego e renda, quer seja por meio da promoção da inclusão social, da diversidade cultural ou do desenvolvimento humano. Partindo desse pressuposto, o trabalho analisa o efeito da propensão empreendedora no desenvolvimento humano dos profissionais atuantes na indústria criativa do artesanato. Utilizou-se um Survey, aplicado a 350 respondentes. Utilizaram-se técnicas de análise multivariadas e modelagem de equações estruturais. Os resultados apontam que os constructos ‘necessidade de realização’ e ‘postura estratégica’ influenciaram positivamente o constructo ‘propensão empreendedora’; o constructo ‘propensão empreendedora’ exerceu efeito positivo sobre o constructo ‘desenvolvimento humano’ dos profissionais atuantes na classe criativa do artesanato.

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Biografia do Autor

Jorge Cleber Pereira da Silva, Instituto Federal do Pará - Belém- Pará

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade Latino Americana de Educação. Bacharel em Administração pelo Centro Universitátio Facema. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Pará (IFPA).

Alexandre Rabêlo Neto, Universidade Federal do Piauí. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Teresina- Brasil

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Educacional Unificado de Teresina-CEUT. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí -UESPI. Professor da Universidade Federal do Piauí UFPI - (CAFS). Tem experiência na área de administração, com ênfase em planejamento estratégico e marketing, atuando principalmente nas áreas de comportamento do consumidor, empreendedorismo, estratégia para o mercado musical independente, Marketing cultural.

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Universidade Federal do Piauí. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Teresina- Brasil

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Contabilidade pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Pernambuco - UPE. MBA em Gestão de Negócios pela Escola de Engenharia e Agrimensura da Bahia - EEA. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2009) e em Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade Norte do Paraná (2006). Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), nos Curso de Ciências Contábeis, Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), do Mestrado Profissional em Gestão Pública (MPGP) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP). Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade e Governança Corporativa.

Romina Julieta Sanchez Paradizo de Oliveira, Universidade Federal do Piauí. Departamento de Ciências Econômicas. Teresina, Piauí, Brasil.

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Economia do Trabalho, pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal do Piauí. Possui experiência em gestão educacional, pois foi coordenadora curso de pós-graduação, foi Chefe do Departamento de Ciências Econômicas, Vice diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2024-03-22

Como Citar

Pereira da Silva, J. C., Rabêlo Neto, A., Hipólito Bernardes do Nascimento, J. C., & Sanchez Paradizo de Oliveira, R. J. (2024). EFEITO DA PROPENSÃO EMPREENDEDORA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA CRIATIVA DO ARTESANATO. Gestão & Regionalidade, 40, e20248266. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248266