REGIONALIDADE EM ADMINISTRAÇÃO: Como O Construto Está Difundido No Ensino Superior Brasileiro?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248326

Palavras-chave:

Regionalidade, Ensino, Administração

Resumo

Os cursos de Administração no Brasil devem, conforme Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), incluir conteúdos de formação básica e complementar alinhados com as perspectivas históricas e regionais. O objetivo deste estudo foi analisar a regionalidade enquanto construto presente nos cursos de Administração a nível de graduação pelas universidades públicas do país. Através da análise de conteúdo, foram analisadas ementas de cursos de administração que alcançaram conceito máximo no ENADE, mapeando regionalidade a partir das palavras-chave: “região”, “regionalidade”, “regional” e “regionalismo”. Embora o escopo do trabalho não alcance aprofundamentos vivenciados no cotidiano da sala de aula ou formas diversas de se interpretar a regionalidade, com a presença do construto regionalidade em apenas 45% dos projetos pedagógicos pesquisados, 35% das disciplinas obrigatórias e 30% das optativas, infere-se não existir ampla difusão e implementação da regionalidade, evidenciando a distância para adequação, tratamento e valorização ao ambiente de aprendizagem da região.

Palavras-chave: Regionalidade. Ensino. Administração

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Alves Santos, Federal University of Uberlândia Uberlândia- MG - Brasil

Msc. Murilo Alves Santos

mualvesan@yahoo.com.br

Faculdade de Gestão e Negócios –FAGEN

Universidade Federal de Uberlândia –UFU/

Bloco 1F / Sala 216 - Campus Santa Mônica / Telefone: (34) 3239-4132

Av. João Naves de Ávila, 2121–CEP 38400-902 –Uberlândia (MG) –Brasil

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2501-716X

Cursa atualmente o Doutorado em Gestão Organizacional e Regionalidade na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, onde se graduou bacharel em Administração (2011) e mestre em Gestão Financeira e Controladoria (2016). Atualmente é Gerente de Processos e Projetos de Crédito no Banco Triangulo S/A. Mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro e atuação com ênfase em Administração Financeira, focado nos seguintes temas: finanças empresariais, análise financeira, gestão de pessoas, indicadores e processos.

Nathália Cristine Schiavinati, Federal University of Uberlândia Uberlândia- MG - Brasil

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal - UNESP.
Mestranda em Administração pela FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia.

Valdir Valadão Júnior, Federal University of Uberlândia Uberlândia- MG - Brasil

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, atua na Graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração (Acadêmico e Profissional), revisa artigos em várias revistas, dentre as quais, Revista Contextus, Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Revista de Administração de Empresas, Cadernos Ebape.BR, congressos da Anpad, Semead e CBEO, é Membro do Conselho Editorial da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, sustentabilidade, gestão em organizações do terceiro setor, ensino em administração e competências.

Vinícius Silva, Federal University of Uberlândia

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, na linha de Finanças (2013). Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Finanças e Controladoria (2008). Especialista em Administração Estratégica de Negócios pela União Educacional de Minas Gerais (2006). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Experiência profissional como professor, consultor e gestor. Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2009) na área de Finanças. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da FAGEN/UFU, na Linha de Gestão Organizacional e Regionalidade. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO) da FAGEN/UFU, na Linha de Gestão Pública. Participante do grupo de pesquisa Finanças e Refines. Integrante dos núcleos de pesquisa NePFin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças) e Match. Áreas de interesse: Finanças Internacionais e Regionalidade, Finanças Esportivas, Finanças Públicas e Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação.

Referências

ARANTES, Sandra Stöckli; NORMANHA FILHO, Miguel Arantes. Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis? Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 20, n. 38, p. 139 – 166, 2020. DOI: https://doi.org/10.48075/csar.v20i38.18402

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BERTERO, Carlos Osmar et al. Produção Científica Brasileira em Administração na Década de 2000. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 1, p. 12 - 20, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902013000100002

BETHLEM, Agrícola. Gestão de negócios – uma abordagem brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n°05/2021, de 14 de outubro de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Brasília, DF, 1 nov. 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=212931-rces005-21&category_slug=outubro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso: em 28 out. 2021.

_________. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Parecer CNE/CES nº438/2020, aprovado em 10 de julho de 2020 – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Brasília, DF, 10 jul. 2020. p. 19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=154111-pces438-20-1&category_slug=agosto-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso: em 15 jun. 2021.

CFA – Conselho Federal de Administração. Cursos Superiores Na Área Da Administração São Os Mais Procurados. Brasília, 30 out. 2019. Disponível em: https://cfa.org.br/cursos-superiores-na-area-da-administracao-sao-os-mais-procurados-do-pais/. Acesso em: 19, mai. 2021.

FISCHER, Rosa Maria. Mudança e transformação organizacional. In: FLEURY, Maria Tereza Leme et al. As Pessoas na Organização. 20. ed. São Paulo: Editora Gente, 2002, p. 147 - 164.

FLECK, Carolina Freddo. A tríade ensino-pesquisa-extensão e os vetores para o desenvolvimento regional. Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional, v. 7, n. 3, p. 270 - 298, 2011.

GARRIDO, Marcela Calomeni Fernandes. Cotidiano da educação continuada em enfermagem: valorização do cuidar. Mundo Saúde, v. 24, n. 5, p. 372 - 379, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos et al. Fundamentos científicos da gestão para o desenvolvimento da regionalidade. Revista de Ciências da Administração, v. 15, n. 35, p. 68 - 81, 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p68

GIL, Antonio Carlos; OLIVA, Eduardo de Camargo; GASPAR, Marcos Antonio. A regionalidade como área de estudo da administração: um estudo de caso de um programa de mestrado em administração. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, n.1, p. 11-24, 2008.

GIL, Antonio Carlos; OLIVA, Eduardo de Camargo; SILVA, Edson Coutinho da. Desenvolvimento da regionalidade: novo campo da administração. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração – EnANPAD, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2007.

HAESBAERT, Rogério. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas. Antares: Letras e Humanidades, n. 3, p. 02 - 24, 2010.

HETTNE, Bjorn. Globalization and the new regionalism: the second great transformation. In: HETTNE, Bjorn; INOTAI, Andras; SUNKEL, Osvaldo. Globalism and the New Regionalism. London: Macmillan, 1999, p. 1 - 24. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-349-27268-6_1

HOPER EDUCAÇÃO. Análise setorial da educação superior privada – Brasil 2018. Foz do Iguaçu: Hoper Educação, 2019.

KOPELKE, André Luiz; BOEIRA, Sérgio Luís. Reflexividade e criticidade no ensino de graduação em Administração. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 1, p. 78 - 95, 2016. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.683

LIMA, Thales Batista de. A Regionalidade e a Formação de Administradores: Um Estudo no Nordeste Brasileiro. Revista Gestão em Análise, v. 9, n. 3, p. 81 – 97, 2020. DOI: https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p81-97.2020

LIMA, Thales Batista de; SILVA, Anielson Barbosa da. Fatores determinantes do ambiente cultural e social no ensino de Administração na Região Nordeste do Brasil. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 13, n. 2, p. 67-87, 2019. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v13i2.27444

LIMA, Thales Batista de; SILVA, Anielson Barbosa da. O ambiente histórico e político do ensino de Administração na região Nordeste. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: ENEPQ/ANPAD, 5., 2015, Salvador. Anais […]. Salvador: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2015.

MACEDO, Roberto Sidinei. Chrysallís, currículo e complexidade: a perspectiva crítico-multirreferencial e o currículo contemporâneo. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2002.

MOREIRA, Ruy. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. Etc... Espaço, Tempo e Crítica, v. 1, n. 13, p. 55-70, 2007.

NASU, Vitor Hideo et al. Institutional Variables Explaining The Performance of Accounting And Administrations Students. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 20, p. 1 - 26, 2021. DOI: https://doi.org/10.16930/2237-7662202132212

NICOLINI, Alexandre Mendes. O futuro administrador pela lente das novas Diretrizes Curriculares: cabeças “bem-feitas” ou “bem cheias”? In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – EnANPAD, 26., 2002, Salvador. Anais [...] Salvador: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2002.

NUNES, Simone Costa; BARBOSA, Allan Claudius Queiroz; FERRAZ, Dalini Marcolino. Cursos de Administração: Uma Análise sob o Enfoque das Competências. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 7, n. 3, p. 428 - 446, 2009.

PETTINATI, Aguinaldo. Regionalidade e Organizações-Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Caetano do Sul, Páginas & Letras, 2012. Gestão & Regionalidade, v. 28, n. 83, p. 129 - 130, 2012. DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol28n83.1772

POZENATO, José Clemente. Algumas considerações sobre região e regionalidade. In: POZENATO, José Clemente. Processos culturais: reflexões sobre a dinâmica cultural. 1. ed. Caxias do Sul: Educs, 2003. p. 589 - 591.

SARAIVA, Luiz Alex Silva. A educação superior em administração no Brasil e a questão da emancipação: Um túnel no fim da luz?. Gestão & Planejamento - G&P, v. 12, n. 1, p. 41 - 60, 2011.

SAUNDERS, Mark; LEWIS, Philip; THORNHILL, Adrian. Research methods for Business Students. 6. ed. Inglaterra: Pearson Education Limited, 2012.

SILVA, Anielson Barbosa da; COSTA, Francisco José da. Itinerários para o desenvolvimento da competência docente na Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Revista Economia & Gestão, v. 14, n. 34, p. 30 - 57, 2014. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p30

SILVA, Marco Antonio Batista da; LEITE, Nildes Raimunda Pitombo. Aprendizagem e mudança organizacional em uma instituição de ensino superior em administração. REAd Revista Eletrônica de Administração, v. 77, n. 1, p. 195 - 224, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-23112014000100008

SILVA, Victor Vieira; NASCIMENTO, Isabella Chaves; SOUZA NETO, José Batista de. As competências requeridas e desenvolvidas nos formandos em administração: um estudo na região do Alto Paranaíba. Revista Tecer, v. 9, n. 17, p. 117 - 135, 2016. DOI: https://doi.org/10.15601/1983-7631/rt.v9n17p117-135

SOUSA, Adriana de Faria; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado. Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração. Organizações & Sociedade, v. 20, n. 66, p. 383 - 402, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-92302013000300002

SOUSA, José Raul; SANTOS, Simone Cabral Marinho. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, v. 10, n. 2, p. 1396 - 1416, 2020. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559

SOUZA-SILVA, Jader Cristino de et al. Competências docentes para o ensino superior em administração: A ótica dos graduandos de três universidades da Bahia. Organizações & Sociedade, v. 25, n. 86, p. 457 - 484, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-9250866

WILL, João Manuel de Sousa; PACHECO, José Augusto. O processo da decisão curricular no ensino de graduação em administração relacionado com as novas exigências da educação superior. In: LEITE, Calinda (coord.); ZABALBA, Miguel (coord.). Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência. Porto/Portugal: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. 1. ed. 2012. p. 6922 - 6935.

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Alves Santos, M., Schiavinati, N. C., Machado Valadão Júnior, V., & Silva Pereira, V. (2024). REGIONALIDADE EM ADMINISTRAÇÃO: Como O Construto Está Difundido No Ensino Superior Brasileiro?. Gestão & Regionalidade, 40, e20248326. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248326