BALANCED SCORECARD NA GESTÃO COMERCIAL DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248619

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Tomada de Decisão, Departamento Comercial

Resumo

Para manterem-se no mercado, as organizações precisam se adequar as mudanças que ocorrem no meio corporativo, dispondo de mecanismos que possibilitem boa gestão, como é o caso do Balanced Scorecard. Assim, o objetivo do estudo consiste em analisar como os indicadores Balanced Scorecard podem auxiliar os gestores do departamento comercial nas tomadas de decisões em uma empresa do ramo de telecomunicações e para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, quantitativa, mediante um levantamento com 102 gestores do departamento comercial de todas as filiais da empresa e os dados tratados por meio da estatística descritiva e análise fatorial confirmatória. Os resultados apontam que, mediante os indicadores das quatro perspectivas do BSC, é possível realizar análises mais concretas, identificação de causa raiz, a partir das três perspectivas elencadas: processos internos, clientes/aprendizagem e renovação e financeira, possibilitando a criação de planos de ações eficazes para tomadas de decisões mais assertivas no departamento comercial.

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Biografia do Autor

Flávia Jayne Oliveira Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) -Pau dos Ferros - RN - Brasil

Graduada em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), localizado na cidade de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

José Shirley do Nascimento Pessoa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) -Pau dos Ferros - RN - Brasil

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), docente do Departamento de Administração do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF - UERN), localizado na cidade de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

Geison Calyo Varela de Melo, Universidade Federal do Ceará - Fortaleza - Brasil

Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), campus Camocim, Ceará, Brasil.

Edivaldo Rabelo de Menezes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) -Pau dos Ferros - RN - Brasil

Doutorando em Ciências da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Docente do Departamento de Administração do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF - UERN), localizado na cidade de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

Flávia Jayne Oliveira Bessa, José Shirley do Nascimento Pessoa, Geison Calyo Varela de Melo, & Edivaldo Rabelo de Menezes. (2024). BALANCED SCORECARD NA GESTÃO COMERCIAL DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES. Gestão & Regionalidade, 40, e20248619. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20248619