SEGMENTAÇÃO DO CONSUMIDOR INFANTIL EM RELAÇÃO À INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20258629

Palavras-chave:

Propaganda de alimentos, Mídia televisiva, Segmentação do consumidor infantil

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo verificar a existência de segmentação do consumidor infantil quanto ao seu comportamento frente à influência da propaganda televisiva. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa empírica quantitativa-descritiva com 283 crianças de idades entre 7 e 12 anos incompletos, devidamente autorizadas a responder um questionário estruturado adaptado. Para a análise dos dados foi utilizada Estatística descritiva e Análise de Agrupamentos. Concluiu-se que os consumidores infantis se dividem em cinco grupos distintos, no que se refere à influência das propagandas televisivas: “crianças muito influenciadas pela propaganda de alimentos na televisão”, “crianças moderadamente influenciadas pela propaganda de alimentos na televisão”, “crianças pouco influenciadas pela propaganda de alimentos na televisão”, “crianças não resistentes à influência da propaganda de alimentos na televisão” e “crianças não influenciadas pela propaganda de alimentos na televisão”.

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Biografia do Autor

Danilo Moraes de Oliveira, Tribual de Justiça de Mato Grosso do Sul - Campo Grande - MS- Brasil

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul [UFMS]; e Graduação em Administração pela UFMS. Atualmente é Analista Judiciário no TJMS - Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Atuou na área de gestão de organizações públicas, gestão de marketing, comportamento do consumidor. Campo Grande, MS, Brasil.

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Pantanal - MS- Brasil

Doutor em Administração pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2019). Possui Mestrado em Administração pela UFMS (2015). Graduado em Administração pela UFMS (2012). Professor adjunto o Campus do Pantanal - CPAN, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Possui experiência na área de Administração, Métodos Quantitativos de Pesquisa em comportamento do consumidor. Atua nas áreas de Administração de Empresas, Administração de Recursos Humanos e Análise Multivariada de Dados. Corumbá, MS, Brasil.

Arthur Caldeira Sanches, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil

Doutor e Mestre em Administração pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é Professor Adjunto dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas pela Escola de Administração e Negócios - ESAN/UFMS. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio de Sá - FESCG (2020). Possui experiência e atua nas áreas de Administração, Estatística, Matemática Financeira, Pesquisa Operacional, Sustentabilidade, Análise de Indicadores e Gestão Municipal. Campo Grande, MS, Brasil.

Fernando Thiago, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Três Lagoas - MS - Brasil

Professor do Campus de Três Lagoas (CPTL) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua nos temas: Gestão de Pessoas, Liderança, Cultura e clima organizacional. Três Lagoas, MS, Brasil.

Caroline Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Três Lagoas - MS -Brasil

Pós-doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa "Business History". Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa "Economia das Organizações". Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), linha de pesquisa "Produção e Desenvolvimento". Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Docente no curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Atua nas áreas de Administração, História de Negócios (Business History), Gestão estratégica, Agronegócios, Cooperativismo, Nova Economia Institucional, Comunicação, Marketing, Governança pública e corporativa. Três Lagoas, MS, Brasil.

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

de Oliveira, D. M., Maciel, W. R. E., Sanches, A. C., Thiago, F., & Gonçalves, C. (2025). SEGMENTAÇÃO DO CONSUMIDOR INFANTIL EM RELAÇÃO À INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS. Gestão & Regionalidade, 41, e20258629. https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20258629