Relacionamento na cadeia de abastecimento – Estudo de caso em uma pequena empresa distribuidora
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol27n79.879Resumo
A literatura sobre gerenciamento da cadeia de abastecimento tem considerado fundamentais a eficiência interorganizacional dos processos e a qualidade dos relacionamentos entre os agentes internos e externos à organização, objetivando o alinhamento de esforços e resultados. O presente trabalho objetiva estudar tais aspectos no interior de uma pequena empresa, explorando os elementos que envolvem alcançar resultados na sua cadeia de abastecimento em um ambiente caracterizado pelo contraste entre a informalidade ágil do pequeno negócio, porém em grande parte das vezes desestruturada, diante da formalidade profissional, eficiente, entretanto fria e calculista no seu tecnicismo. Através de uma pesquisa qualitativa de oportunidade sobre uma pequena empresa distribuidora brasileira da cidade de São Paulo, compradora cativa de um produtor de Taiwan, esta pesquisa empreendeu o método do estudo de caso simples, focando em profundidade a cadeia de abastecimento, com o intuito de analisar os relacionamentos entre a empresa, seu fornecedor e seus clientes. Foram coletados dados que apontam para a coexistência de estruturas informais e formais de relacionamento que constituíram a resposta sustentável do negócio à peculiaridade de sua cadeia de abastecimento. A conclusão aponta para uma crítica aos modelos de análise de relacionamento presentes na literatura, que não contemplam os contrastes e as peculiaridades das PME, havendo indícios para propor um processo de transição em que a informalidade deva ser modificada, porém não substituída pelo formalismo.
Palavras-chave: cadeia de abastecimento, relacionamento, microempresa, PME.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).