PRÁTICAS E DESAFIOS DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ângela Maria de Souza Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (SEBRAE/SE)
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.892

Resumo

O objetivo neste artigo é analisar as práticas e desafios do ensino do empreendedorismo na graduação na ótica dos docentes. Isso foi feito mediante um estudo do caso de uma instituição federal de ensino superior, em que foram entrevistados professores do bacharelado em Administração. Os resultados sugerem ausência de suporte institucional na concepção, promoção e integração do ensino do empreendedorismo, que se resume a uma disciplina obrigatória na matriz curricular, a ações pontuais de alguns docentes relacionadas à necessidade de uma postura pró-ativa face às incertezas ambientais. Conclui-se que o caso analisado exemplifica um quadro mais amplo de formação superior que ainda ignora muito do que se passa fora dos muros da universidade. Isso é, em parte, positivo, pela perspectiva de formação comprometida com ideais maiores do que os do capitalismo, mas também constitui um problema no que se refere à inclusão de profissionais no competitivo mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Maria de Souza, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (SEBRAE/SE)

Mestre em Educação pelo Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Funcionária do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (SEBRAE/SE).

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2011-01-04

Como Citar

de Souza, Ângela M., & Saraiva, L. A. S. (2011). PRÁTICAS E DESAFIOS DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Gestão & Regionalidade, 26(78). https://doi.org/10.13037/gr.vol26n78.892