Estratégias sustentáveis nas Denominações de Origem: Conexão entre IG e ODS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20249362

Palavras-chave:

Indicação Geográfica (IG), Denominação de Origem (DO), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ONU, Gestão das Indicações Geográficas, Estratégias Organizacionais

Resumo

Indicações Geográficas (IG) são ferramentas estratégicas coletivas de valorização dos produtos. São regidas por regras e definições expressas em Cadernos de Especificações Técnicas (CET). Já as Denominações de Origem (DO) são IG que designam produtos ou serviço cujas características se devem essencialmente ao meio geográfico. O artigo investiga se seria papel do Instituto Nacional de Proteção Industrial (INPI), o órgão responsável pela aprovação dos CET, ter um papel atuante com relação à presença de compromisso das DOS com as ODS. Assim, o objetivo geral é verificar se os CET das DO brasileiras trazem frases que podem ser lidas como referências a ODS da Agenda 2030. Para tanto, lançou-se mão da análise de conteúdo dos CET das DO. Quantos aos resultados, observou-se que as referências feitas pelos CET das DO, quando existem, são em boa parte vagas ou restringem-se a se comprometer com o cumprimento de legislação. Diante disso, sugere-se dar continuidade, por meio de pesquisas, à discussão que se afigura como não tendo sido ainda realizada.

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Biografia do Autor

Sidney Lincoln Vitorino, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professor Universitário. Doutorando em Administração de Empresas (ESPM, 2024) com pesquisa em Criação de Valor para os Shareholders com foco em Indicações Geográficas, Mestre Profissional em Administração com Extensão Internacional em Projetos Complexos pela Bentley University - Boston, EUA, Especialista em Gestão de Empresas, Especialista em Docência no Ensino Superior e Bacharel em Administração Geral de Empresas. Com diversos cursos de extensão nas áreas de Propriedade Intelectual (OMPI), Produtividade Gestão de Tempo e Propósito (PUC-SP) entre outros.

Ilan Avrichir, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2002). Mestre em Administração pela mesma instituição. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica pela Universidade de São Paulo.  É professor da graduação e pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) na área de Estratégia Internacional e Estudos Organizacionais.

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

Vitorino, S. L., & Avrichir, I. (2024). Estratégias sustentáveis nas Denominações de Origem: Conexão entre IG e ODS. Gestão & Regionalidade, 40(Especial), e20249362. https://doi.org/10.13037/gr.vol40.e20249362