PRÁTICA DE PESQUISA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: um estudo bibliográfico de publicações do EnANPAD (2001-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20259578

Palavras-chave:

cursos de administração, ensino de administração, prática de pesquisa, pesquisa como ensino

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar e analisar a presença da prática de pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem no curso de Graduação em Administração a partir de levantamento bibliográfico realizado nos anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), no período de 2001 a 2021. Metodologicamente, a pesquisa foi delineada por meio de levantamento bibliográfico de artigos publicados nos anais desse evento científico na área temática EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade com foco na primeira. No período investigado, foram identificados um total de 1.586 na subdivisão EPQ do EnANPAD, mas, desse total, apenas 22 são inerentes ao objeto de pesquisa que estão distribuídas na área de Ciências Sociais Aplicadas. Quando a análise recai apenas no curso de graduação em Administração, constata-se que apenas cinco publicações focalizam a pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem. Conclui-se com isso que esses resultados revelam por um lado, a relevância do estudo, tendo em vista que a temática é pouco explorada no âmbito da pesquisa acadêmico-científica, e, por outro, que o emprego da prática de pesquisa como procedimento de ensino e aprendizagem nos cursos de Graduação em Administração ainda é uma prática pouco empregada nas aulas por parte dos professores.

 

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Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul- USCS - São Caetano do Sul - SP - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professor dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Maria do Carmo Romeiro , Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)- São Caetano do Sul - SP - Brasil e Instituto Federal de Educação - Rondônia - Brasil

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo – Brasil.  Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da USCS. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8770370258926383

Flávio Lemenhe, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)- São Caetano do Sl - SP - Brasil e Instituto Federal de Educação - Rondônia - Brasil

Mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará – Fortaleza – CE - Brasil. Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5224665459032885

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

Miranda, N. A. de, Romeiro , M. do C., & Lemenhe, F. (2025). PRÁTICA DE PESQUISA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: um estudo bibliográfico de publicações do EnANPAD (2001-2021). Gestão & Regionalidade, 41, e20259578. https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20259578