PRÁTICA DE PESQUISA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: um estudo bibliográfico de publicações do EnANPAD (2001-2021)
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20259578Palavras-chave:
cursos de administração, ensino de administração, prática de pesquisa, pesquisa como ensinoResumo
Este estudo teve por objetivo identificar e analisar a presença da prática de pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem no curso de Graduação em Administração a partir de levantamento bibliográfico realizado nos anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), no período de 2001 a 2021. Metodologicamente, a pesquisa foi delineada por meio de levantamento bibliográfico de artigos publicados nos anais desse evento científico na área temática EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade com foco na primeira. No período investigado, foram identificados um total de 1.586 na subdivisão EPQ do EnANPAD, mas, desse total, apenas 22 são inerentes ao objeto de pesquisa que estão distribuídas na área de Ciências Sociais Aplicadas. Quando a análise recai apenas no curso de graduação em Administração, constata-se que apenas cinco publicações focalizam a pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem. Conclui-se com isso que esses resultados revelam por um lado, a relevância do estudo, tendo em vista que a temática é pouco explorada no âmbito da pesquisa acadêmico-científica, e, por outro, que o emprego da prática de pesquisa como procedimento de ensino e aprendizagem nos cursos de Graduação em Administração ainda é uma prática pouco empregada nas aulas por parte dos professores.
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