O SENSEMAKING, TOMADA DE DECISÃO E GESTÃO EDUCACIONAL PRIVADA DE CIDADE SERGIPANA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20259233

Palabras clave:

Tomada de Decisão, Sensemaking, Gestão escolar

Resumen

A educação básica é um referencial da construção de cidadãos é composta pela interação de diversos atores, dentre esses, o gestor tem a missão de mediar essa série de relações e tomar decisões. Diante da complexidade de gerir uma instituição de educação, este estudo objetivou compreender o processo de sensemaking nas tomadas de decisões na gestão educacional de instituições privadas de uma cidade sergipana. A metodologia de pesquisa foi qualitativa exploratória e descritiva, com a aplicação de entrevista semiestruturada e teste psicológico de personalidade, em um estudo de casos múltiplos. Pode-se concluir que experiências pessoais, aspectos da personalidade e emocionais exercem forte influência no modo como as gestoras criam sentido e tomam suas decisões e; que as decisões nem sempre ocorrem de maneira estruturada. O estudo contribui para a compreensão da tomada de decisões na gestão educacional sob uma ênfase subjetiva e orientada para as relações e sentidos da gestão.

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Biografía del autor/a

  • Eloina Santos Nascimento, Universidade Federal de Sergipe - São Cristovão - SE - Brasil, U, Universidade Federal de Sergipe-UFS - São Cristovão - SE - Brasil

    Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário AGES - UniAGES (Paripiranga-BA, 2019), Mestrado em Administração (área de concentração Gestão de Negócios) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe - UFS (São Cristóvão-SE, 2023) e Pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho (Área de Conhecimento: Saúde e Bem Estar Social) pelo Centro Universitário FAVENI (Guarulhos-SP, 2023). Atualmente é professora de ensino superior do Centro Universitário AGES, psicóloga da Prefeitura Municipal de Adustina-BA, atuando no Centro de Atendimento Educacional Especializado Maria Terezinha de Andrade. Tem experiência em Psicologia, com ênfases em Psicologia Social, Jurídica e, Psicologia e Processos Educativos, Pesquisa em Subjetividade e Tomada de Decisão em contextos educacionais. Atuou como psicóloga no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Adustina-BA (2021-2022).

  • Ludmilla Meyer Montenegro, Universidade Federal de Sergipe

    Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão - Departamento de Administração (DAD). Atua no mestrado em Administração da UFS (PROPADM) (São Cristóvão, Sergipe, Brasil). Leciona disciplinas das áreas de Administração Geral e Estratégia. Desenvolve pesquisa principalmente sobre os seguintes temas: Estratégia como Prática Social, Estudos Organizacionais, Sensemaking, Organizing, Teoria Ator-Rede e Redes de Governança.

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Publicado

2025-12-17

Cómo citar

O SENSEMAKING, TOMADA DE DECISÃO E GESTÃO EDUCACIONAL PRIVADA DE CIDADE SERGIPANA. (2025). Gestão & Regionalidade, 41, e20259233. https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20259233