Análise dos Fatores que Contribuem para a Formação de Administradores nas Regiões do ABC e São Paulo

Autores

  • Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira Universidade Municipal de São Caetano do Sul image/svg+xml Autor
  • Meire dos Santos Lopes Universidade Nove de Julho image/svg+xml Autor
  • Djair Picchiai Fundação Getulio Vargas image/svg+xml Autor
  • André Luis Helleno Methodist University of Piracicaba image/svg+xml Autor

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol26n77.193

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar os fatores que contribuem para a formação administradores nas regiões de São Paulo e ABC. Utilizando uma escala composta de 46 assertivas que foi distribuída para cerca de 1200 alunos de administração das regiões de São Paulo e ABC no período de Fevereiro a Abril de 2008, foram recebidos 822 sendo eliminados 11 casos por erro de preenchimento, totalizando 811 casos considerados satisfatórios para análise, cerca de 67% de taxa de retorno. Para a obtenção dos fatores que contribuem para a formação de novos administradores foi utilizada análise fatorial exploratória com método de extração Alpha Factoring e rotação por método equamax chegando a uma solução de 10 fatores, após análise do Alpha de Cronbach 5 fatores foram eliminados por apresentarem valores menores que 0,60 considerado satisfatório para a validade interna do constructos. Desta forma a solução ficou com cinco constructos assim nomeados "Ensino de Administração Baseado em Estudos de Caso", "Ensino de Administração Baseado em Discussões em Sala de Aula","Ensino de Empreendedorismo baseado em Simulações", "Ensino de Empreendedorismo Baseado em Literatura Cinzenta" e "Auto-Aprendizado baseado em Literatura Cinzenta oriunda da Internet".

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Biografia do Autor

  • Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    O estudo teve como objetivo analisar os fatores que contribuem para a formação administradores nas regiões de São Paulo e ABC. Utilizando uma escala composta de 46 assertivas que foi distribuída para cerca de 1200 alunos de administração das regiões de São Paulo e ABC no período de Fevereiro a Abril de 2008, foram recebidos 822 sendo eliminados 11 casos por erro de preenchimento, totalizando 811 casos considerados satisfatórios para análise, cerca de 67% de taxa de retorno. Para a obtenção dos fatores que contribuem para a formação de novos administradores foi utilizada análise fatorial exploratória com método de extração Alpha Factoring e rotação por método equamax chegando a uma solução de 10 fatores, após análise do Alpha de Cronbach 5 fatores foram eliminados por apresentarem valores menores que 0,60 considerado satisfatório para a validade interna do constructos. Desta forma a solução ficou com cinco constructos assim nomeados "Ensino de Administração Baseado em Estudos de Caso", "Ensino de Administração Baseado em Discussões em Sala de Aula","Ensino de Empreendedorismo baseado em Simulações", "Ensino de Empreendedorismo Baseado em Literatura Cinzenta" e "Auto-Aprendizado baseado em Literatura Cinzenta oriunda da Internet".

  • Meire dos Santos Lopes, Universidade Nove de Julho
    Departamento de gestão
  • Djair Picchiai, Fundação Getulio Vargas
    Professor Doutor do Departamento de administração Geral
  • André Luis Helleno, Methodist University of Piracicaba
    Professor Doutor do departamento de engenharia, arquitetura e urbanismo.

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Publicado

2010-08-27

Como Citar

Análise dos Fatores que Contribuem para a Formação de Administradores nas Regiões do ABC e São Paulo. (2010). Gestão & Regionalidade, 26(77). https://doi.org/10.13037/gr.vol26n77.193