Vínculos organizacionais: o caso de docentes de uma instituição privada de ensino superior localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3956

Resumo

Esta pesquisa analisa vínculos organizacionais mantidos por professores com uma Instituição de Ensino Superior privada localizada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo e qualitativo, realizado com 82 professores que lecionam nos cursos de Engenharia e Tecnologia da Informação (TI). Os vínculos mais relevantes para os professores foram os de sentimento de pertença e autonomia. A idade superior a 40 anos correlacionou-se com os vínculos autonomia e idealização da instituição. Já a escolaridade correlacionou-se com o vínculo cooperação nas atividades, enquanto o tempo de atuação no magistério associou-se com a integração entre os membros. A experiência acadêmica e a marca da instituição estão entre os elementos que justificariam essas associações. Os resultados qualitativos sugerem que o sentimento de pertença denota congruência dos docentes com a filosofia da instituição e que a autonomia resulta da liberdade que experimentam para expressar ideias e realizar o planejamento e execução do próprio trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Bastos Rodrigues, Faculdade Novos Horizontes

    Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes, professor de Graduação na Faculdade Pitágoras, Votorantim (SP), Brasil.

  • Luiz Carlos Honório, Faculdade Novos Horizontes

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor e pesquisador na Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Vínculos organizacionais: o caso de docentes de uma instituição privada de ensino superior localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. (2017). Gestão & Regionalidade, 33(98). https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.3956