ANÁLISE DA IDENTIDADE DOS RESTAURANTES DE FORTALEZA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol23n67.75Resumo
Este artigo analisa a identidade dos restaurantes na óptica dos empregados, identifica o tipo de focagem predominante nesse negócio e associa a referida identidade com o perfil dos respondentes. Mediu-se a identidade por meio de uma série de variáveis em 27 restaurantes de uma capital nordestina, aplicando-se um questionário previamente validado em 343 empregados. Os resultados indicaram que os empregados incorporaram uma identidade focada principalmente na atividade e, no geral, identificaram-se com ela, tanto nas representações conscientes quanto nas inconscientes. Não se constatou associação estatisticamente significativa entre o perfil dos empregados, a identidade e a focagem principal, com base na análise do V de Cramer e no rho de Spearman. Os resultados deste estudo são úteis aos restaurantes (colabora com uma gestão eficaz da mudança), à academia (pode-se replicar o estudo feito), aos empregados (conhecem a imagem coletiva dos restaurantes) e a outras organizações similares (podem realizar estudo semelhante). Palavras-chave: Identidade e cultura organizacional política empresarial, focagem, atividade.Downloads
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Publicado
2009-04-23
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos autorais (c) 2009 Adriano César Rosa da Costa, João Adamor Dias Neves, Josimeire Alves Gomes, Raimundo Wellington Araujo Pessoa wellington Araújo Pessoa (Autor)

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Como Citar
ANÁLISE DA IDENTIDADE DOS RESTAURANTES DE FORTALEZA. (2009). Gestão & Regionalidade, 23(67). https://doi.org/10.13037/gr.vol23n67.75














