UMA PROPOSIÇÃO DE COMPOSTO DE MARKETING PARA MICROCRÉDITO, UTILIZANDO DADOS DE PESQUISA JUNTO A MICROEMPREENDEDORES DE MAIS BAIXA RENDA: UM RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol24n69.86Resumo
Este estudo apresenta o delineamento de um composto de marketing do microcrédito para população de mais baixa renda, a partir de uma proposição de planejamento subsidiado por dados da pesquisa de marketing. Para isso, utilizou-se a experiência do Banco do Povo - Crédito Solidário, a partir das ocorrências com sua linha de crédito para a população de mais baixa renda, com aporte de recursos da Comunidade Européia. O esforço de delineamento desse composto para o microcrédito buscou interiorizar a essência subjetiva do processo de decisão da sua "tomada". Este entendimento foi desenvolvido com base nos depoimentos dos microempreendedores investigados por meio de estudo exploratório - grupos focais e entrevistas em profundidade. O resultado sugere que o delineamento do composto de marketing deve levar em consideração os fatores de estímulo à demanda do primeiro crédito e da sua renovação. Assim, a combinação de vários aspectos: flexibilização das exigências, postura do agente de crédito, taxa de juros baixa, prestação acessível, resultados auferidos com o primeiro crédito e necessidades individuais e familiares atendidas são inputs essenciais ao delineamento do composto de marketing do microcrédito. Palavras-chave: microcrédito, composto de marketing, microempreendedores.Downloads
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Como Citar
UMA PROPOSIÇÃO DE COMPOSTO DE MARKETING PARA MICROCRÉDITO, UTILIZANDO DADOS DE PESQUISA JUNTO A MICROEMPREENDEDORES DE MAIS BAIXA RENDA: UM RELATO DE CASO. (2009). Gestão & Regionalidade, 24(69). https://doi.org/10.13037/gr.vol24n69.86














