O SENSEMAKING, TOMADA DE DECISÃO E GESTÃO EDUCACIONAL PRIVADA DE CIDADE SERGIPANA
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20259233Palavras-chave:
Tomada de Decisão, Sensemaking, Gestão escolarResumo
A educação básica é um referencial da construção de cidadãos é composta pela interação de diversos atores, dentre esses, o gestor tem a missão de mediar essa série de relações e tomar decisões. Diante da complexidade de gerir uma instituição de educação, este estudo objetivou compreender o processo de sensemaking nas tomadas de decisões na gestão educacional de instituições privadas de uma cidade sergipana. A metodologia de pesquisa foi qualitativa exploratória e descritiva, com a aplicação de entrevista semiestruturada e teste psicológico de personalidade, em um estudo de casos múltiplos. Pode-se concluir que experiências pessoais, aspectos da personalidade e emocionais exercem forte influência no modo como as gestoras criam sentido e tomam suas decisões e; que as decisões nem sempre ocorrem de maneira estruturada. O estudo contribui para a compreensão da tomada de decisões na gestão educacional sob uma ênfase subjetiva e orientada para as relações e sentidos da gestão.
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