RELAÇÃO ENTRE CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE E PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS CATARINENSES: Como essa análise fornece pistas sobre potenciais contribuições para o processo ESG?
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20259318Palavras-chave:
Programa de melhoria, Processo de Aprendizagem, Gestão do Conhecimento, ESGResumo
Este trabalho aponta como os Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) contribuem para o processo de aprendizagem organizacional (AO) em empresas associadas ao Núcleo de Círculos de Controle de Qualidade em Santa Catarina, Brasil. A pesquisa baseou-se no modelo "4I's" e em oito dimensões de AO por meio de questionário e análise quantitativa. Dos 5.855 membros do CCQ de 28 empresas distribui-se 419 formulários englobando os três níveis de participantes; 272 retornaram e 242 foram validados. Os resultados demonstraram que o CCQ subsidia três dimensões da AO; os membros e coordenadores percebem essas contribuições de forma distinta dos líderes. Revelou como os CCQ promovem a AO, impulsionam a capacitação/desenvolvimento dos empregados e auxiliam os tomadores de decisão. À luz da literatura de vanguarda, foi possível revelar como essa comunidade de prática pode cooperar com ESG por meio de algumas dimensões de AO mediadas pela gestão do conhecimento.
Downloads
Referências
Adler, N. J.; Gundersen, A. International dimensions of organizational behavior. 5a ed. New York: South Western, 2008.
Ahmad, F.; Karim, M. Impacts of knowledge sharing: a review and directions for future research. Journal of Workplace Learning, 31(3), 207-230, 2019.
Aljaffan, A. H. A review of the tripartite model linking associations between TQM, organisation learning and Performance. International Business Research, 10(8), 11- 30, 2017.
Antonello, C. S.; Godoy, A. S. Aprendizagem organizacional no Brasil. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Antunes, H. D. J. G.; Pinheiro, P. G. Linking knowledge management, organizational learning, and memory. Journal of Innovation & Knowledge, 5, 140-149, 2020.
Argote, L.; Lee, S.; Park, J. Organizational Learning Processes and Outcomes: Major Findings and Future Research Directions. Manag. Sci., 67, 5399-5429, 2021.
Blaga, P.; Jozsef, B. Human Resources, Quality Circles, and Innovation. Procedia Economics and Finance, 15(14), 1458-1462, 2014.
Branquehais, A., & Garcia, S. Analysis of the degree of institutionalization of communities of practice in a Brazilian federal public company. In: Proceedings of the Brazilian Congress on Knowledge Management - KM Brasil, 2016.
Campos, F. A. L. Uma investigação sobre a solução de problemas a partir da experiência do CCQ: análise da teoria e prática. Dissertação de Mestrado Engenharia de Produção, Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2004.
Carpinetti, L. C. R.; Miguel, P. A. C.; Gerólamo, M. C. ISO 9001: 2000 quality management: principles and requirements. São Paulo: Atlas, 2007.
Ccqsc. Valores do Núcleo Catarinense de CCQ. Accessed on 28 May 2019 at: https://www.ccqsc.com.br.
Chen, I. C.; Kuo, M. H. C. Quality improvement: perspectives on organizational learning from hospital-based quality control circles in Taiwan. Human Resource Development International, 14, 91-101, 2011.
Chiva, R.; Alegre J.; Lapiedra, R. Measuring organizational learning capability among the workforce. International Journal of Manpower, 28(3), 224-242, 2007.
Correia-Lima, B. C.; Loiola, E.; Leopoldino, C.B. Bibliographic review of organizational learning scales focusing on their processes and results, on their enablers or on learning and performance. Organizações & Sociedade, 24(82), 509-536, 2017.
Crossan, M. M.; Lane, H. W.; White, R. E. An organizational learning framework: from intuition to institution. Academy of Management Review, 24(3), 522-537, 1999.
Ferro, J. R.; Grande, M. M. Círculos de controle da qualidade (CCQs) no Brasil: Sobrevivendo ao 'modismo. Revista de Administração de Empresas, 37(4), 78-88, 1997.
Fischer, A. L.; Silva, N. B. Os programas de melhoria contínua como processos de aprendizagem organizacional: o caso de uma indústria de produtos alimentícios. In: Anais do Encontro da ANPAD, 2004
Fodra, R. C. Contribuições do programa de Círculo de controle de qualidade (CCQ) para o processo de aprendizagem organizacional: o caso de uma indústria têxtil. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Processos da Universidade da Região de Joinville. Joinville, 2019.
Fodra, R. C.; Alano, F. da S.; Silva, D. A. K. Contribuição do círculo de controle de qualidade (CCQ) à aprendizagem organizacional: evidências em uma indústria têxtil catarinense. Revista Produção Online, 21(1), 1-27, 2021.
Freitas, E. Economy of Santa Catarina, 2019. Accessed on 26 May 2019 at: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/economia-santa-catarina.htm
Gonçalves, L.M.; Baldin, N.; Zanotelli, T. C.; Carelli, N. M.; Franco, C. S. Fazendo Pesquisa: Do projeto à Comunicação Científica. Joinville: Editora Univille, 2014.
Hair, J. F.; Anderson, R. E.; Tatham, R. L.; Black, W. C. Multivariate data analysis. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Hamaguchi, N.; Ramos, D. (Eds). Brazil-Japan Cooperation: From Complementarity to Shared Value. Singapure: Springer, 2023.
Holcomb, T.; Ireland, R.; Holmes, R.; Hitt, M. Architecture of entrepreneurial learning: exploring the link among heuristics, knowledge, and action. Entrepreneurship Theory and Practice, 33(1), 167-192, 2009.
Hommerding, J.D. Application and Comparison of Group Project Methodologies for Problem Solving. UFRS-Brazil, 2011.
Kalogiannidis, S. Impact of Effective Business Communication on Employee Performance. European Journal of Business and Management Research, 5(6), 2020.
Lagares, F.C. A sustentação do Círculo de Controle de Qualidade em uma empresa de grande porte do setor de mineração: fatores impulsionadores e restritivos. Itabira, Brasil, 2011.
Lizarelli, F. L.; Alliprandini, D. H. Investigação das relações entre Aprendizagem Organizacional e Ferramentas da Melhoria. In: Proceedings of the XIII Symposium of Production Engineering - XIII SIMPEP. Bauru, Brasil, 2006.
Manfredini, F.; Vinotti, C.A.; Rosa, K.C.M.; Santos, I. L. Proposta de avaliação da eficácia do programa de Círculo de Controle de Qualidade (CCQ). In: SEMEAD Seminários em Administração PPGA/FEA/USP, 20., 2017. [Anais...] (pp. 1-15). São Paulo: FEA-USP, 2017.
Melo, R. C.; Vasconcelos, M.C.R.L. Aprendizagem e compartilhamento de conhecimento nos Círculos de Controle da Qualidade - CCQ de uma empresa siderúrgica. Revista Gestão & Tecnologia, 7(1), 119-141, 2007.
Moinhos, C.; Mattioda, R. A.Círculo de Controle de Qualidade (QCC) na indústria de autopeças. 31º Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Belo Horizonte: Minas Gerais, 2011.
Moraes, F.V.; Bueno, J. M.,; Domingues, C. R. Os desafios de equipes multiculturais de trabalho: da liderança e influência da cultura nacional ao processo de aprendizagem organizacional. Revista De Gestão E Secretariado, 11(2), 164-189, 2020.
Song, Q.; Wang, Y.; Chen, Y.; Benitez, J.; Hu, J. Impact of the usage of social media in the workplace on team and employee performance. Information & Management, 56(8), 103160, 2019.
R Core Team (2020). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/
Reza, M. H. Relationship between human resource management and total quality management. International Journal of Research in Human Resource Management, 2(1), 41-46, 2020.
Santos-Vijande, M.L.; Lopez-Sánchez, J.A.; Trespalacios, J.A. How organizational learning affects a firm's flexibility, competitive strategy, and performance. Journal of Business Research, 65(8), 1079-1089, 2012.
Sato (2019). Quality control circles - QCC. Accessed on 17 August 2019 at: http://www.sato.adm.br/rh/circulos_de_controle_de_qualidad.htm.
Saud, T.R. Total Quality Management System and Organization Performance: Mediating Effect of Organisational Learning in Nepali Service Sector. Journal of Business and Social Sciences Research, 4(1), 39-60, 2019.
Sauer, S.; Rodgers, M.; Thomas-Hunt, M.C. The expert paradox: How team member expertise impact leaders' information integration. Academy of Management Proceedings. 1, 2021.
Souza, M. M. C. Melhoria Contínua e Aprendizagem organizacional. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Souza, R. V.; Trez, G. Mensuração em Aprendizagem Organizacional: Adaptação de uma Escala para o Contexto Brasileiro. In: Anais 30º Encontro ANPAD, 2006.
Souza, G. R.; Bresciani, T. A. S.;Oliveira, L. A.; Johann, D. A.; Silva, L.G.P. Aprendizagem organizacional: fatores de geração de conhecimento em uma concessionária de motocicletas. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana. Abril, 2020.
Steil, A. V. Competencies and organizational learning: How to plan training programs so that individual competencies help the organization to learn. Florianópolis: Instituto Stela, 2006.
Tafvelin, S.; Schwarz, U.V.; Hasson, H. In agreement? Leader-team perceptual distance in organizational learning affects work performance. Journal of Business Research, 75, 1-7, 2017.
Templeton, G. F.; Lewis, B. R.; Snyder, C. A. Development of a measure for the Organizational Learning construct. Journal of Management Information Systems, 19, 175-218, 2002.
Tsang, E. W. K. Organizational learning and the learning organization: A dichotomy between descriptive and prescriptive research. Human Relations, 50, 73-89, 1997.
Vera, D.; Crossan, M. Organizational learning and knowledge management: towards an integrative structure. In M. Easterby-Smith & M. Lyles (Eds.), Blackwell The Handbook of Organizational Learning and Knowledge Management (pp. 122 - 141). London: Wiley-Blackwell, 2003.
Venkatachalam, S.; Marshall, A.; Ojiako, U.; Chanshi, C. S. Organisational learning in small and medium sized South African energy project organisations. Management Research Review, 43(5), 595-623, 2020.
Vivone, M. V.; Junior, A. S. T. Internal improvement agents continue. Management and Society, 11(28), 1611-163, 2017.
Xia, J. A Systematic Review: How Does Organisational Learning Enable ESG Performance (from 2001 to 2021)? Sustainability, 14, 16962, 2022.
Zhang, B.; Comite, U.; Yucel, A.G.; Liu, X.; Khan, M.A.; Husain, S.; Sial, M.S.; Popp, J.; Oláh, J. Unleashing the Importance of TQM and Knowledge Management for Organizational Sustainability in the Age of Circular Economy. Sustainability, 13, 11514, 2021.
Zhao, Y.; Li, Y.; Lee, S.; Chen, L. Entrepreneurial orientation, organizational learning, and performance: evidence from China. Entrepreneurship Theory and Practice, 35, 293-317, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 1969 Vanderlei Werlich, Priscila Ferraz Franczak, Marcelo Leandro de Borba, Denise Abatti Kasper Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














