Teaching history with blogs for student engagement and critical use of digital media Ensino de história com blogs para participação estudantil e uso crítico da mídia digital

Autores

  • Swapna Kumar
  • Richard Samuel Deese

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol6n2.1245

Palavras-chave:

habilidades midiáticas, recursos midiáticos, pensamento crítico, curso de história.

Resumo

Este artigo descreve o uso de blogs por um professor em cursos de graduação em História por
três anos e as estratégias que desenvolveu para facilitar o uso crítico dos estudantes da mídia digital.
Entrevistas semiestruturadas com o professor, bem como os grupos focais e uma pesquisa de avaliação
com os alunos em seus cursos, foram utilizadas para coletar dados sobre os benefícios e desafios do
uso de blogs voltados a ensinar cursos de história no ensino superior. Estudantes recuperam, avaliam e
partilham de recursos de mídia, como vídeos, podcasts e arquivos on-line, levando a um aumento da
motivação, da participação e da compreensão dos conteúdos do curso, além de maior capacidade para
avaliar criticamente os recursos on-line. De acordo com os alunos e o professor, os estudantes adquiriram
uma abordagem mais crítica com a pesquisa, ao apresentarem e resumirem as informações na
Internet, o que será útil para eles em outros cursos e contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais