Teaching history with blogs for student engagement and critical use of digital media Ensino de história com blogs para participação estudantil e uso crítico da mídia digital
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol6n2.1245Palavras-chave:
habilidades midiáticas, recursos midiáticos, pensamento crítico, curso de história.Resumo
Este artigo descreve o uso de blogs por um professor em cursos de graduação em História portrês anos e as estratégias que desenvolveu para facilitar o uso crítico dos estudantes da mídia digital.
Entrevistas semiestruturadas com o professor, bem como os grupos focais e uma pesquisa de avaliação
com os alunos em seus cursos, foram utilizadas para coletar dados sobre os benefícios e desafios do
uso de blogs voltados a ensinar cursos de história no ensino superior. Estudantes recuperam, avaliam e
partilham de recursos de mídia, como vídeos, podcasts e arquivos on-line, levando a um aumento da
motivação, da participação e da compreensão dos conteúdos do curso, além de maior capacidade para
avaliar criticamente os recursos on-line. De acordo com os alunos e o professor, os estudantes adquiriram
uma abordagem mais crítica com a pesquisa, ao apresentarem e resumirem as informações na
Internet, o que será útil para eles em outros cursos e contextos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-07-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.