Desafios a serem superados para o uso de Realidade Virtual e Aumentada no cotidiano do ensino

Autores

  • Marcelo de Paiva Guimarães Universidade Federal de São Paulo.
  • Valéria Farinazzo Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol9n1.2744

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Existe uma demanda por ferramentas computacionais que possam facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Astecnologias de Realidade Virtual e Aumentada são vistas como ferramentas promissoras para a melhora desse processo,pois são capazes de simular diversos conteúdos de aprendizagem. Contudo, essas tecnologias também sãoconhecidas como soluções que demandam recursos específicos, como hardware, software e treinamento próprio. Esteartigo apresenta essas tecnologias e as barreiras que devem ser ultrapassadas nas escola para a implantação delasno contexto diário das escolas. Discute-se as dificuldades que os professores têm na geração de conteúdos; no desenvolvimentode aplicações e na construção de laboratórios. Por fim, são apresentados alguns exemplos de uso daRealidade Virtual e Aumentada no contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Paiva Guimarães, Universidade Federal de São Paulo.

Universidade Federal de São Paulo/membro do Programa de mestrado da Faculdade Campo Limpo Paulista, SãoPaulo

Valéria Farinazzo Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Faculdade de Computação e Informática - Grupo de Processamento Gráfico - Universidade Presbiteriana Mackenzie,São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-05-13

Edição

Seção

Artigos Originais