Monitoramento ambiental em bordas de grandes reservatórios hidrelétricos
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol11n2.153Resumo
Com novas demandas e regulamentações aplicadas ao setor elétrico brasileiro, as empresas concessionárias de energia vêm buscando novas soluções que permitam auxiliar o cumprimento legal de suas atividades. Este artigo apresenta uma solução para facilitar o monitoramento das áreas de concessão de usinas hidrelétricas. A solução proposta se baseia em técnicas de sensoriamento remoto, em tecnologias de georreferenciamento e em mapas interativos aliados a dispositivos móveis, com o principal objetivo de atender aos requisitos das novas resoluções do setor hidrelétrico. Tais regulamentações
têm influenciado o modo como as empresas devem adquirir, manter e reportar informações ambientais e sociopatrimoniais acerca das áreas de concessão, de forma a promover um melhor uso dos recursos naturais disponíveis, a preservação de áreas protegidas e um maior controle sobre as propriedades localizadas em áreas próximas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.