Modelagem descritiva e preditiva da mudança de processo seletivo para ingresso no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol13n1.173Resumo
Um dos desafios para as instituições de ensino superior é obter métricas que auxiliem o acompanhamento do desempenho do discente tendo em vista as constantes transformações do ensino no país. A mineração de dados vem sendo uma das principais ferramentas utilizadas por conseguir extrair informação implícita, previamente desconhecida e potencialmente útil para tomada de decisão. Neste trabalho foi analisada uma base de dados de estudantes do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde houve uma mudança na forma de avaliação para o ingresso dos alunos no ensino superior. Foram gerados modelos para avaliar o impacto desta alteração os quais mostram que o desempenho dos alunos diminuiu. Utilizando modelos de dados preditivos, percebeu-se que a idade, as notas de ingresso e o número de repetições nas disciplinas são fatores preponderantes para que aluno conclua o curso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-05-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.