Práticas educativas dialógico-problematizadoras no contexto da formação e profissionalização docente mediada por tecnologias em rede

Autores

  • Daniele da Rocha Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Sérgio Roberto Kieling Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol13n1.6967

Resumo

O objetivo deste artigo é a análise crítico-interpretativa dos impactos da fluência tecnológico-pedagógica na organização e dinamização de práticas educativas dialógico-problematizadoras em cursos de formação de professores. Conforme os princípios da educação dialógico-problematizadora freireana, priorizou-se conceitos como a interação, interatividade, colaboração e monitoramento, os quais funcionaram como categorias de análise. A delimitação, organização e análise dos dados foi realizada a partir da orientação metodológica da pesquisa-ação por meio de três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA). Os resultados apontam situações-limite no desenvolvimento tanto dos níveis técnico e prático quanto do emancipatório na fluência tecnológico-pedagógica. Conclui-se que a educação como prática da liberdade nos processos de formação e profissionalização docente é viável-possível quando a cultura da participação é paulatinamente problematizada e recodificada.

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Biografia do Autor

Daniele da Rocha Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012).

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutorado em elearning pela Universidade Aberta de Portugal com Bolsa Capes. Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). Coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no biênio 2015-2017. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER)". Ênfase em Ensino-Aprendizagem/Tecnologia Educacional nos temas: tecnologias educacionais, educação a distância, mediação pedagógica, fluência tecnológico-pedagógica, materiais didáticos, práticas e recursos educacionais abertos.

Sérgio Roberto Kieling Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). É Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotado na Faculdade de Educação e professor dos programas de Pós-graduação em Educação e em Informática na Educação. Foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Vice-Presidente da Câmara de Educação Superior deste Conselho. Foi Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) do Ministério da Educação e Presidente da Associação das Instituições de Educação Superior Públicas para a Educação a Distância (UNIREDE). Foi Pró-reitor de Graduação da UFRGS, Secretário de Educação a Distância da UFRGS, Diretor da Faculdade de Educação da UFRGS; Diretor do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS. Exerceu o cargo de Diretor de Políticas de Educação a Distância da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem e educação superior.

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Publicado

07-08-2017

Edição

Seção

Artigos