Práticas educativas dialógico-problematizadoras no contexto da formação e profissionalização docente mediada por tecnologias em rede
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol13n1.6967Resumo
O objetivo deste artigo é a análise crítico-interpretativa dos impactos da fluência tecnológico-pedagógica na organização e dinamização de práticas educativas dialógico-problematizadoras em cursos de formação de professores. Conforme os princípios da educação dialógico-problematizadora freireana, priorizou-se conceitos como a interação, interatividade, colaboração e monitoramento, os quais funcionaram como categorias de análise. A delimitação, organização e análise dos dados foi realizada a partir da orientação metodológica da pesquisa-ação por meio de três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA). Os resultados apontam situações-limite no desenvolvimento tanto dos níveis técnico e prático quanto do emancipatório na fluência tecnológico-pedagógica. Conclui-se que a educação como prática da liberdade nos processos de formação e profissionalização docente é viável-possível quando a cultura da participação é paulatinamente problematizada e recodificada.Downloads
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