RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS NA TRANSIÇÃO DO PARADIGMA PROCEDIMENTAL

Autores

  • Rodrigo Vieira Pinto Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-SP)
  • Ivan Carlos Alcântara de Oliveira Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Resumo

Nos últimos anos, o conhecimento e o uso do paradigma orientado a objetos por profissionais que trabalham com programação são esperados pela maioria das empresas. Este paradigma é ensinado por instituições de ensino superior nos cursos de Informática e Computação. No entanto, o seu aprendizado pode não ser muito fácil quando o primeiro paradigma estudado é o procedimental, e a transição se torna crítica para programadores experientes no paradigma procedimental. Uma possível maneira de realizar essa transição pode ser baseada em um processo de mudança no modelo mental do programador, utilizando-se de ferramentas gráficas na forma de recursos educacionais abertos. Este trabalho procura trazer os resultados da aplicação de um curso onlinede programação orientada a objetos para esse público, onde os objetivos não eram apenas ensinar os conceitos da orientação a objetos, mas auxiliar uma transição bem sucedida.

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Biografia do Autor

Rodrigo Vieira Pinto, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-SP)

Rodrigo Vieira Pinto é graduado em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu (USJT-2006), pós graduado em Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP-2009) e mestre em Engenharia da Computação com ênfase em Engenharia de Software pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-SP-2017). Tem experiência de um ano como professor em cursos de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e em análise, modelagem e desenvolvimento de sistemas orientados a objeto. Suas áreas de interesse são paradigmas de programação, entrega contínua, metodologias ágeis e computação em nuvem.

Ivan Carlos Alcântara de Oliveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Ivan Carlos Alcântara de Oliveira é graduado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Engenharia da Computação (IPT-SP) e doutor em Ciências pela USP. Entre 2013 e 2015 atuou como consultor da Lessa, Treinamento, Cursos e Consultoria Ltda. na Coordenação, Projeto, Desenvolvimento, Integração de Sistemas e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Atualmente, é coordenador do curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Educação a Distância: Elaboração de Material, Tutoria e Ambientes Virtuais” da Universidade Cruzeiro do Sul, professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) nos cursos de Computação e Sistemas de Informação, professor adjunto da Universidade Cruzeiro do Sul nos cursos de Computação e docente colaborador do Mestrado Profissional em Engenharia de Computação do IPT/SP, no qual atua na função de orientador. Tem publicações em congressos e capítulos de livro nas áreas de Computação e Educação a Distância. Pesquisa principalmente os temas: Aprendizado de Máquina, Mineração de Dados, Ciência de Dados, Sistemas de Aprendizagem Adaptativos e Inteligentes, Teoria dos Grafos, Learning Analytics, Recursos Educacionais, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Orientação a Objetos.

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Publicado

2020-09-05 — Atualizado em 2020-09-18