NETEDU – UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA O MAPEAMENTO DO CONHECIMENTO DO ESTUDANTE
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol3n2.747Palavras-chave:
Avaliação Formativa, Metacognição, Ambientes Computacionais de AvaliaçãoResumo
O mapeamento do nível de conhecimentos de um estudante ou de um grupo de estudantes é uma tarefa praticamente impossível para os professores. As medidas de conhecimento predominantes no sistema educacional se baseiam em médias e conseguem apenas destacar aqueles estudantes que estão bem acima ou bem abaixo da média. Além disso, as medidas de autoconhecimento raramente são utilizadas. Desconhecer o nível atual de conhecimentos de um estudante em conceitos específicos impede que a aprendizagem seja significativa, pois não é possível identificar se o estudante possui os pré-requisitos para aprender um novo conceito. Este artigo tem por objetivo apresentar a arquitetura e as funcionalidades do NetEdu, um ambiente de avaliação formativa que possibilitará o mapeamento cognitivo e metacognitivo da aprendizagem. As informações fornecidas pelo ambiente poderão auxiliar o professor e o aluno no acompanhamento e no tratamento das lacunas de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.