NETEDU – UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA O MAPEAMENTO DO CONHECIMENTO DO ESTUDANTE

Autores

  • André A. B. Chinen
  • Felipe Schirmer
  • Ricardo N. Carrer
  • Rodrigo H. C. Santos
  • Vinicius S. Lopes
  • Edson P. Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol3n2.747

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Metacognição, Ambientes Computacionais de Avaliação

Resumo

O mapeamento do nível de conhecimentos de um estudante ou de um grupo de estudantes é uma tarefa praticamente impossível para os professores. As medidas de conhecimento predominantes no sistema educacional se baseiam em médias e conseguem apenas destacar aqueles estudantes que estão bem acima ou bem abaixo da média. Além disso, as medidas de autoconhecimento raramente são utilizadas. Desconhecer o nível atual de conhecimentos de um estudante em conceitos específicos impede que a aprendizagem seja significativa, pois não é possível identificar se o estudante possui os pré-requisitos para aprender um novo conceito. Este artigo tem por objetivo apresentar a arquitetura e as funcionalidades do NetEdu, um ambiente de avaliação formativa que possibilitará o mapeamento cognitivo e metacognitivo da aprendizagem. As informações fornecidas pelo ambiente poderão auxiliar o professor e o aluno no acompanhamento e no tratamento das lacunas de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)