A CAMINHO DE UM AMBIENTE ADAPTATIVO DE APRENDIZAGEM, BASEADO NO NÍVEL DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS DO ESTUDANTE

Autores

  • Carlos E. Matsumoto
  • Danilo P. Martins
  • Felipe T. Carrasco
  • Leonel Gallo
  • Rodrigo S. H. Gonçalves
  • Edson P. Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol3n2.756

Palavras-chave:

Personalização, Adaptatividade, Nível de Aquisição de Conhecimentos

Resumo

A grande maioria dos sistemas de gerenciamento de aprendizagem predominantemente em uso no ensino com suporte computacional são estáticos e lineares, ou seja, apresentam o mesmo conteúdo instrucional para os diversos estudantes, sem considerar o nível de aquisição de conhecimentos de cada um. Tal fato torna esses ambientes muitas vezes desestimulantes, para estudantes que estão num nível mais avançado, e inibidores, para aqueles que estão num nível ainda inicial. Este artigo tem por objetivo apresentar o modelo de funcionamento de um ambiente computacional de aprendizagem, baseado no nível de aquisição de conhecimentos do estudante. Ao disponibilizar para cada estudante uma sugestão de seqüência instrucional adequada ao seu perfil atual e atualizado dinamicamente, o ambiente criará condições para que os mesmos possam guiar o próprio aprendizado de forma personalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais