LABORATÓRIOS VIRTUAIS E AMBIENTES COLABORATIVOS VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADOS NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE RADIOFARMÁCIA.
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol5n2.992Palavras-chave:
Laboratórios Virtuais, Ambientes Colaborativos Virtuais, Inteligências Múltiplas, Mindful Learning, Radiofarmácia, Simulação, Cognição, Aprendizagem Colaborativa, Realidade VirtualResumo
A utilização de ambientes colaborativos virtuais (CVE, do acrônimo em inglês) juntamente com o uso de laboratórios virtuais (LV) tende a reforçar os efeitos positivos de atividades de capacitação que os utilizam, seja como meio de comunicação, ensino ou de aprendizagem. Ambientes integrados LV/CVE podem ser utilizados em todos os níveis do ensino formal (fundamental, médio e superior) e têm condições de tornarem-se um elemento-chave para complementar (ou substituir, nesse caso, provisoriamente) laboratórios reais de diferentes disciplinas de areas de ciências exatas, humanas ou saúde. O tema LV/CVE é multidisciplinar, envolve elementos do processo de informação, fatores das tecnologias da informação e comunicação (TIC), ambientes colaborativos virtuais, laboratórios virtuais, simulações, cognição, e-learning e realidade virtual (RV). E é um tema cujo tratamento teórico necessita especialmente da compreensão e aplicação de princípios de teorias cognitivas, dentre as quais selecionamos duas das mais relevantes mundialmente: inteligências múltiplas, de Gardner, e mindful learning, de Langer. Em artigo anterior, realizamos uma introdução geral ao tema LV/CVE e neste aprofundamos características dos mesmos, exemplificando-as por meio de um protótipo de LV/CVE voltado para a area de radiofarmácia, concebido a partir das características do ambiente do Projeto europeu VirRAD. As características e funcionalidades mencionadas para esse protótipo, no entanto, podem ser úteis para LV/CVEs em geral, de qualquer área de conhecimentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.