EXCESSO DE PES E GORDURA CORPORAL EM PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN DE UMA INSTITUIÇÃO NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS – MG
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol11n37.1925Palavras-chave:
NutriçãoResumo
Introdução: Os portadores de Síndrome de Down possuem alterações no desenvolvimento físico e mental e podem apresentar distúrbios da tireóide, alterações endócrinas e obesidade. Objetivo: Avaliar a prevalência de excesso de peso e gordura corporal, bem como caracterizar a ingestão alimentar de portadores de Síndrome de Down de uma Instituição de Divinópolis-MG. Métodos: Índice de massa corporal, circunferência da cintura, percentual de gordura e quantificação da ingestão alimentar (registro alimentar) foram utilizados para classificação nutricional.Resultados: A amostra foi composta por 26 portadores, 57,7% dos avaliados apresentaram excesso de peso, 50% foram classificados como alto percentual de gordura e, 100% dos indivíduos do gênero feminino, e apenas 33,3% no gênero masculino estavam com circunferência da cintura elevada (p<0,05). Sobre a ingestão alimentar, 57,9% dos avaliados ingeriram valores acima das necessidades energéticas, já em crianças esse percentual foi de 100%. Alto percentual de inadequação de micronutrientes foi encontrado. Conclusão: O excesso de peso foi prevalente nessa população, principalmente em adultos. Além disso, mulheres apresentaram percentual maior de circunferência da cintura elevada e de gordura em relação aos homens. Introdução de hábitos alimentares saudáveis é medida importante nesses indivíduos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).