A INFLUÊNCIA DA "VISÃO FOCAL" NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO THE INFLUENCE OF "FOCAL VISION" IN LEARNING OF WIMMING

Tatiana Ferreira da Silva Zulin, Neil Ferreira Novo, Yara Juliano, Geni Missae Iano de Moraes, Carlos Alexandre Felicio Brito

Resumo


O objetivo do presente estudo foi verificar como a
percepção visual pode influenciar na habilidade motora
em praticantes de natação de um programa de extensão
universitária (serviço prestado à comunidade). A hipótese
experimental do estudo sugere que o grupo com maior
Índice de Braçadas apresenta maior percepção de seu
movimento dentro d’água em relação ao grupo com
menor Índice de Braçadas. Foram selecionados sujeitos
de ambos os sexos, com idade entre 8 e 16 anos, alunos
na fase de iniciação que praticavam aulas de natação no
Departamento de Práticas Esportivas e Recreativas
(Deper) da Universidade de Santo Amaro (Unisa), na
Faculdade de Educação Física. A amostra foi composta
por 35 sujeitos divididos em dois grupos: um grupo com
maior Índice de Braçadas e outro com menor Índice de
Braçadas – a divisão dos grupos foi feita por meio do
percentil 50. O teste foi realizado em uma piscina de 25 metros, coberta e aquecida durante todo o ano, onde
nadaram 12,5 metros de crawl duas vezes. Os parâmetros
cinemáticos foram analisados pela filmagem (Sharp,
modelo VL-AH131U, Hi 8, 14.345 ms, power zoom 16x)
e os sujeitos responderam a um questionário com perguntas
fechadas. Os dados foram avaliados pela estatística
não paramétrica: Quiquadrado e o teste de Mann-Whitney.
A probabilidade aceita para este estudo foi de 5%
(p<0,05). Os resultados encontrados sugerem que os
nadadores com menor Índice de Braçadas (IB) apresentaram
uma visão focal direcionada com uma variabilidade
para diferentes ângulos. Os nadadores com maior IB tiveram
uma tendência em receber menos informações
visuais, no que diz respeito aos ângulos, para controle de
seu movimento na água.

Palavras-chave


visão focal, aprendizagem, natação

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DOI: https://doi.org/10.13037/rbcs.vol2n3.474

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