A INFLUÊNCIA DA "VISÃO FOCAL" NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO THE INFLUENCE OF "FOCAL VISION" IN LEARNING OF WIMMING
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol2n3.474Palabras clave:
visão focal, aprendizagem, nataçãoResumen
O objetivo do presente estudo foi verificar como a percepção visual pode influenciar na habilidade motora em praticantes de natação de um programa de extensão universitária (serviço prestado à comunidade). A hipótese experimental do estudo sugere que o grupo com maior Índice de Braçadas apresenta maior percepção de seu movimento dentro d’água em relação ao grupo com menor Índice de Braçadas. Foram selecionados sujeitos de ambos os sexos, com idade entre 8 e 16 anos, alunos na fase de iniciação que praticavam aulas de natação no Departamento de Práticas Esportivas e Recreativas (Deper) da Universidade de Santo Amaro (Unisa), na Faculdade de Educação Física. A amostra foi composta por 35 sujeitos divididos em dois grupos: um grupo com maior Índice de Braçadas e outro com menor Índice de Braçadas – a divisão dos grupos foi feita por meio do percentil 50. O teste foi realizado em uma piscina de 25 metros, coberta e aquecida durante todo o ano, onde nadaram 12,5 metros de crawl duas vezes. Os parâmetros cinemáticos foram analisados pela filmagem (Sharp, modelo VL-AH131U, Hi 8, 14.345 ms, power zoom 16x) e os sujeitos responderam a um questionário com perguntas fechadas. Os dados foram avaliados pela estatística não paramétrica: Quiquadrado e o teste de Mann-Whitney. A probabilidade aceita para este estudo foi de 5% (p<0,05). Os resultados encontrados sugerem que os nadadores com menor Índice de Braçadas (IB) apresentaram uma visão focal direcionada com uma variabilidade para diferentes ângulos. Os nadadores com maior IB tiveram uma tendência em receber menos informações visuais, no que diz respeito aos ângulos, para controle de seu movimento na água.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-04-07
Número
Sección
ARTIGOS ORIGINAIS
Licencia
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).