A INFLUÊNCIA DA "VISÃO FOCAL" NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO THE INFLUENCE OF "FOCAL VISION" IN LEARNING OF WIMMING
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol2n3.474Keywords:
visão focal, aprendizagem, nataçãoAbstract
O objetivo do presente estudo foi verificar como a percepção visual pode influenciar na habilidade motora em praticantes de natação de um programa de extensão universitária (serviço prestado à comunidade). A hipótese experimental do estudo sugere que o grupo com maior Índice de Braçadas apresenta maior percepção de seu movimento dentro d’água em relação ao grupo com menor Índice de Braçadas. Foram selecionados sujeitos de ambos os sexos, com idade entre 8 e 16 anos, alunos na fase de iniciação que praticavam aulas de natação no Departamento de Práticas Esportivas e Recreativas (Deper) da Universidade de Santo Amaro (Unisa), na Faculdade de Educação Física. A amostra foi composta por 35 sujeitos divididos em dois grupos: um grupo com maior Índice de Braçadas e outro com menor Índice de Braçadas – a divisão dos grupos foi feita por meio do percentil 50. O teste foi realizado em uma piscina de 25 metros, coberta e aquecida durante todo o ano, onde nadaram 12,5 metros de crawl duas vezes. Os parâmetros cinemáticos foram analisados pela filmagem (Sharp, modelo VL-AH131U, Hi 8, 14.345 ms, power zoom 16x) e os sujeitos responderam a um questionário com perguntas fechadas. Os dados foram avaliados pela estatística não paramétrica: Quiquadrado e o teste de Mann-Whitney. A probabilidade aceita para este estudo foi de 5% (p<0,05). Os resultados encontrados sugerem que os nadadores com menor Índice de Braçadas (IB) apresentaram uma visão focal direcionada com uma variabilidade para diferentes ângulos. Os nadadores com maior IB tiveram uma tendência em receber menos informações visuais, no que diz respeito aos ângulos, para controle de seu movimento na água.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-04-07
Issue
Section
ARTIGOS ORIGINAIS
License
Policy Proposal for Journals offering Free Delayed Access
Authors who publish in this magazine agree to the following terms:
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right to the first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with the acknowledgment of the authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).