Ciência, tecnologia e inovação para uma vida ativa:o perfil do “jovem idoso” na propaganda brasileira.

Elizabeth Moraes Gonçalves, Marco Aantônio Cirillo

Resumo


Resultados de pesquisas científicas e inovações tecnológicas têm ampliado as expectativas de vida do homem moderno. O idoso que era caracterizado pela imagem da fragilidade e da carência, hoje é retratado na propaganda como alguém ativo, participativo e saudável. Este texto objetiva levar à reflexão sobre a forma como se constrói a propaganda no sentido de deixar arraigada na sociedade um estereótipo do idoso que vem substituir o anterior. Considera-se que a propaganda é uma via de mão dupla, buscando no cenário social os elementos para a construção do seu discurso, ao mesmo tempo em que esse discurso influencia a sociedade e sua visão de mundo. Um comercial de TV, da empresa Microsoft, no qual a pessoa com mais de 60 anos de idade está retratada fisicamente, é analisado neste estudo, para avaliar esse novo perfil do idoso brasileiro.


Palavras-chave


comunicação, tecnologia, idoso, linguagem

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DOI: https://doi.org/10.13037/ci.vol15n28.2150

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ISSN 2178-0145