Espaços ordinários e afetos na cidade: heterotopia fílmica em Avenida Brasília Formosa

Autores

  • Fernanda Ribeiro Salvo Professora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol17n34.3721

Palavras-chave:

Ordinária. Cotidiano. Heterotopia.

Resumo

Neste artigo analisaremos o filme Avenida BrasíliaFormosa discutindo como a mise-en-scène articula elementos ao reinscrever a cidade do Recife. Para tanto, nos deteremos nas formas, enfatizando a criação das espacialidades e temporalidades. O filme focaliza a favela Brasília Teimosa, um dos marcos da reurbanização no Brasil nos últimos anos, criando na cena um espaço fortemente vinculado às experiências e afetos dos sujeitos filmados. Essa espacialidade, que ganha espessura nacorporeidade do cotidiano, vem compor um “espaçooutro”, ou heterotopia, conforme conceitua Michel Foucault.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro Salvo, Professora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Professora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio doutoral no Departamento de Mídia da Ruhr-Universität Bochum (Alemanha). Mestre em Comunicação Social pela UFMG (2009). Especialista em Comunicação Social pela UFMG (2006). Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997).

Downloads

Publicado

2016-06-20