Produção do Conhecimento nos Mestrados Profissionais em Comunicação: uma análise do delineamento da pesquisa aplicada no cenário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol19n41.5512Palavras-chave:
Comunicação, Pesquisa Aplicada, Mestrado PprofissionalResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção de conhecimento nos mestrados profissionais em comunicação no Brasil. Trata-se de um estudo do tipo exploratório que utilizou a revisão narrativa de literatura e a pesquisa documental como estratégias de apreensão do objeto investigado. O corpus de análise foi constituído pelas dissertações, concluídas entre 2017 e 2018, dos programas brasileiros de Mestrado Profissional em Comunicação e pelas informações disponibilizadas nos respectivos sites institucionais. Após a seleção da amostragem, foi feita a leitura do material para a análise dos limites e possibilidades do conhecimento produzido no cenário nacional para intervenção nas realidades investigadas. Constatou-se que a interdisciplinaridade e as linhas de pesquisa com importante interface com a inovação despontam nos programas, constituindo um panorama com potencialidades para a produção de conhecimentos voltados para a aplicabilidade prática. Contudo, o MP na área de comunicação constitui um campo ainda em processo de construção, cuja a linha que diferencia os programas de MA e MP ainda é tênue ou talvez não esteja suficientemente clara e implementada nos estudos concluídos, considerando o período analisado Palavras-chave: Pesquisa Aplicada; Comunicação; Jornalismo; Mestrados Profissionais
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Copyright (c) 2018 Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Elisa Maria Curci Grec
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