ASPECTOS DO CORPO BRASILEIRO NA PUBLICIDADE TELEVISIVA

Autores

  • Ivan Santo Barbosa ECA/USP
  • Eneus Trindade ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol4n8.582

Palavras-chave:

Comunicação, Publicidade, Cultura Brasileira, Corpo Brasileiro

Resumo

Nosso estudo buscou, por meio da observação empírica de 217 comerciais televisivos dos Anuários do Clube de Criação de São Paulo (1999 a 2001), estudar aspectos da cultura brasileira manifestados nas mensagens publicitárias. Este artigo, em específico, tem foco sobre as questões da rerpresentação do corpo brasileiro na publicidade atual, procurando compreender alguns aspectos da manisfestação da subjetividade brasileira ora no aspecto da pessoa, ora no aspecto do esapaço personalizado. Para esta reflexão optamos por uma leitura interdisciplinar que caminha entre a comunicação, antropologia e teorias do discurso.

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Biografia do Autor

Ivan Santo Barbosa, ECA/USP

Pesquisador do NIELP/ECA/USP, docente da Fundação Cásper Líbero/SP e ECA/USP. Doutor em Ciências pela Universidade de Louvain e Livre-docente pela ECA/USP.

Eneus Trindade, ECA/USP

Pesquisador do NIELP/ECA/USP e docente da UNIMEP/Piracicaba – SP. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

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