Caminhos da cena de música eletrônica em festas de rua em SP: estéticas, territórios e ativismos na festa e no personagem Carlos CapsLock

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol21n45.6168

Palavras-chave:

música eletrônica, cultura urbana, ativismo juvenil

Resumo

Este artigo analisa a recente cena de música eletrônica em São Paulo, que migrou dos clubes para as festas de ruas. Estas possuem forte viés político ressaltando os usos dos espaços urbanos, os direitos LGBTQI+, as corporalidades e estetizações juvenis. Focamos aqui o personagem e a festa Carlos CapsLock, que existe desde 2010 e salienta alguns aspectos históricos e mais recentes desta cena paulistana. Por meio de trabalho de campo de inspiração etnográfica e análise da fanpage da festa, atentamos para as dinâmicas desta cena e seus caminhos atuais bifurcados e abertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Luci Pereira, PPGCOM - UNIP

Mestre em História Social (1998) e Doutora em Ciências Sociais - Antropologia (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou três Pós-Doutorados: dois no Brasil, a)no PPG Música da UNIRIO (bolsista PosDoc Sênior FAPERJ - 2012-2013), junto ao GP Música Urbana no Brasil, e outro b) no PPG Comunicação da UFRJ, junto ao NEPCOM (2016-2017); e ainda um Posdoc internacional, no Progranma de Investigación Posdoctoral en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (Red CLACSO de Posgrados e Red INJU (2014-2016). Participa da rede internacional de investigação do Grupo de Trabalho CLACSO Juventudes y Infâncias en América Latina. Professora Titular do PPG Comunicação e Cultura Midiática (Mestrado e Doutorado) da Universidade Paulista - UNIP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Culturas Urbanas" da INTERCOM (2017-2020). Pesquisadora e Vice-coordenadora do MUSIMID (Centro de Estudos em Música e Mídia), ligado ao PPGCOM UNIP e à ECA-USP. Vice-presidente da IASPM-LA (Associasión internacional para el estudio de la musica popular – Rama Latinoamericana) (2018-2020). Pesquisa e atua na interface dos campos da Comunicação, Música e Antropologia, com ênfase nos estudos sobre práticas musicais-midiáticas, culturas urbanas, cidades e juventudes; migrações/diásporas, identidades e interações sociais vinculadas às práticas musicais-midiáticas; memória, escuta e música midiática. Tem participado de eventos científicos no Brasil e no exterior e publicado vários trabalhos em anais de eventos, periódicos e livros coletâneas de artigos. Atua como parecerista em periódicos nacionais e internacionais e agências de fomento. 

Downloads

Publicado

2020-02-06