Centro de Mídia Independente Brasil: jornalismo cidadão e democracia representativa

Autores

  • Maria das Graças Targino UFPI
  • Cristiane Portela de Carvalho UFPI
  • Alisson Dias Gomes

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol9n16.700

Palavras-chave:

Jornalismo Cidadão, Jornalismo de Fonte Aberta, Centro de Mídia Independente Brasil, CMI Brasil

Resumo

O Centro de Mídia Independente se constitui em representante do jornalismo cidadão, no Brasil, vez que impulsiona a participação dos indivíduos, quer na produção noticiosa, quer em comentários que acompanham os textos. Em face da sua relevância como espaço de diálogo entre autores e internautas, analisam-se os comentários referentes aos editoriais do CMI Brasil, com o fim de delimitar traços identitários dos comentaristas e compreender a expansão do jornalismo cidadão. Isto requer, além de quantificação, análise dos itens: temas explorados; incidência de palavras significativas; quem comenta? Para a consecução do proposto, utilizou-se a análise crítica do discurso (ACD) aplicada ao total de comentários (157) alusivos aos 24 editoriais publicados entre 1º a 31 de agosto de 2007, no site CMI Brasil. Dentre os temas explorados, estão mídia (31%), seguidos das categorias movimentos/lutas sociais, e saúde, com índice similar de 19%, cada, observando-se a incidência de palavras representativas dos movimentos sociais, com 76 menções para Governo. Chama a atenção, ainda, o anonimato de 137 autores dos 157 comentários (87,26%), o que impede diálogo mais democrático e verdadeiro, como apregoado pelos defensores do jornalismo cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Targino, UFPI

Jornalista e pós-doutora em Comunicação pelo Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca, Salamanca – Espanha. Docente da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Cristiane Portela de Carvalho, UFPI

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Docente da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Alisson Dias Gomes

Jornalista e doutorando do Curso de Doutorado em Comunicação Audiovisual, Revoluções Tecnológicas e Mudanças Culturais, da Universidad de Salamanca, Salamanca – Espanha.

Downloads