Direitos humanos e discurso da imprensa. Abordagem sócio-discursiva do caso das “muertas de Juárez”
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol10n18.713Palavras-chave:
Imprensa, Discurso da Imprensa, Direitos HumanosResumo
No presente trabalho se faz uma exploração sócio-semiótica ao discurso da imprensa sobre direitos humanos, para o qual se caracteriza em primeiro lugar como um espaço de fronteira. Se faz um reconto do processo mediante o qual o discurso sobre direitos humanos entrou na imprensa para resgatar seus elementos hipo-textuais. Apresenta-se um caso, o das chamadas “mortas de Juárez” ocorrido na fronteira norte mexicana (cidade de Juárez) do qual se comentam os aspectos analisados, em parte pela construção simbólica da fronteira como lugar de violação dos direitos humanos, por outra parte, as formas de caracterização do agredido-agressor no meta-relato da imprensa sobre esse acontecimento violento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Tanius Karam
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Conforme consta nas normas da revista, o envio de artigos e textos solicitando a apreciação com a finalidade de publicação na Comunicação & Inovação, configura a cessão de direitos autorais.
No caso de fotos e imagens, o autor deve providenciar documento que ateste a permissão em termos de direitos autorais.