INFLUÊNCIA NO AMBIENTE DIGITAL: a dinâmica das estratégias de Influência Social no Instagram
a dinâmica das estratégias de Influência Social no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239193Palavras-chave:
Comunicação; Consumo; Influência Digital; Influência social; EstratégiasResumo
As interações comunicativas e relações sociais estabelecidas pela influência digital - ID são processos de influência social - IS. Eles explicam como as atitudes e as crenças de indivíduos ou grupos podem ser afetados. Neste contexto, identificar a estratégia predominante de Influência social, e, consequentemente, sua dinâmica, pode desvendar mecanismos para estruturação da mensagem e do plano de comunicação. A pesquisa é qualitativa e exploratória, o instrumento de coleta de dados é a Escala Social e de Atitude, de tipo Likert, aplicada aos usuários da rede social Instagram. Os dados sugerem que as estratégias de IS se estabelecem na interação comunicativa mediada da ID, com a preferência deliberada pelas estratégias de mudança social para a ação coletiva (dinâmica), cujo predomínio é da estratégia de Conversão.
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