ESTRATÉGIA E VANTAGEM COMPETITIVA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Raimundo Wellington Araújo Pessoa, Leandra Fernandes do Nascimento, João Adamor Dias Neves, Geovane Silva Oliveira Filho

Resumo


Pouco se discute na literatura nacional sobre a interação entre responsabilidade social empresarial – RSE e suas implicações na gestão estratégica empresarial e na geração de vantagem competitiva, buscando-se investigar a possível integração entre a gestão da RSE com as atividades do core business. Especificamente, pretende-se, neste trabalho, analisar os resultados e possíveis benefícios para as empresas que adotam ações de RSE; verificar a relação entre estratégia empresarial e ações de RSE; e identificar a ligação entre ações de RSE com vantagem competitiva. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva quali-quantitativa, com aplicação de 384 questionários a consumidores escolhidos intencionalmente de uma listagem de empresas cearenses que adotam ações de RSE, e entrevista estruturada com três líderes empresariais locais. Os resultados indicam o papel e a relevância da RSE para organizações, consumidores e comunidade em geral, além da existência de relação entre RSE, intento estratégico e vantagem competitiva.

 

Palavras-chave: responsabilidade social empresarial, gestão estratégica, vantagem competitiva, estratégia empresarial; benefícios.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol25n74.30

 

Indexadores de que a G&R faz parte:


   DOAJ OAIster OCLC Ulrich LiVre Redalyc  SUMARIOS.org LatindexProquest

A G&R utiliza o                software  iThenticate para detecção e  prevenção de plágio 
 

    
 
 
 
A G&R é signatária da Declaração        de São Francisco sobre Avaliação        de Pesquisa- Dora