A FUNÇÃO MOTORA GROSSEIRA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL E A QUALIDADE DE VIDA DE SEUS CUIDADORES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol9n29.1271Palavras-chave:
FISIOTERAPIAResumo
OBJETIVO: identificar o nível de independência motora e funcional de usuários com paralisia cerebral, atendidas no Serviço de Fisioterapia Infantil da UFPB, e correlacioná-lo com o índice da qualidade de vida de seus cuidadores.
MATERIAL E MÉTODOS: a pesquisa se baseou no levantamento de dados a partir da aplicação do WHOQOL-bref e do questionário de identificação do cuidador, além do GMFCS nas crianças para a avaliação da função motora grossa.
RESULTADOS: Na análise descritiva dos dados, verificou-se que a maior parte da amostra apresentou comprometimento motor grave e idade entre 6-12 anos. Ao relacionar o grau de comprometimento motor com os domínios do questionário, observou-se que a maioria das mães de crianças com prejuízo motor leve apresentava uma percepção negativa do domínio psicológico, social e ambiental. Já as mães de crianças com comprometimento motor moderado havia uma percepção negativa nos domínio psicológico, de relação social e ambiental em 66,7% Considerando o déficit motor grave, a maioria das mães demonstrou uma percepção positiva nos domínio físico e psicológico, enquanto as relações sociais e o meio ambiente são percebidos negativamente
CONCLUSÃO: A percepção da qualidade de vida de mães de crianças e adolescentes com PC encontra-se prejudicada, principalmente relacionada aos aspectos que compõem o domínio das relações sociais e meio ambiente.
Palavras-chaves: Paralisia cerebral,Qualidade de vida, GMFCS, Função motora grossa, Cuidador
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).