TUMOR ODONTOGÊNICO QUERATOCÍSTICO E CONSIDERAÇÕES DIAGNÓSTICAS

Autores

  • Cassiano Costa Silva Pereira Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP. Departamento de Cirurgia e Clinica Integrada.
  • Abrahão Cavalcante Gomes de Souza Carvalho Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP. Departamento de Cirurgia e Clinica Integrada.
  • Ellen Cristina Gaetti-Jardim Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP. Departamento de Cirurgia e Clinica Integrada.
  • Élio Hitoshi Shinohara Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP. Departamento de Cirurgia e Clinica Integrada.
  • Idelmo Rangel Garcia Júnior Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP. Departamento de Cirurgia e Clinica Integrada.

DOI:

https://doi.org/10.13037/rbcs.vol10n32.1439

Resumo

O tumor odontogênico queratocístico (TOQ) é uma patologia benigna, que apresenta controvérsias em seu diagnóstico e tratamento. Ocorre principalmente em região de ângulo mandibular, podendo estar ou não relacionada a um elemento dentário e cuja importância deve-se ao seu comportamento agressivo e alta taxa de recorrência. As causas dos altos índices de recidiva observados nesta lesão estão na dependência de fatores como: faixa etária, localização e tamanho da lesão, gênero, tipo de tratamento e variante histológica. A cápsula delgada e friável de tecido conjuntivo dos TOQ pode favorecer a permanência de restos epiteliais responsáveis pela elevada capacidade proliferativa dessa entidade clínica. Em decorrência da agressividade assim com sua recorrência o presente trabalho tem como objetivo realizar revisão bibliográfica abordando aspectos clínico-imaginológicos, histopatológicos que compõe o diagnóstico do TOQ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-27

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO