O ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO DE CUIDADORES DE PACIENTES COM SEQUELAS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Autores

  • Renata Carmel de Araujo Silva Instituto de Ensino Superior Múltiplo- IESM
  • Geyciele Lima Monteiro Instituto de Ensino Superior Múltiplo- IESM.
  • Ariane Gomes dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI. Instituto de Ensino Superior Múltiplo-IESM.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol13n45.3114

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral, assistência domiciliar, cuidadores, enfermagem

Resumo

Introdução: acidente vascular cerebral (AVC) é uma lesão súbita da função cerebral ocasionada pela deficiência de suprimento sanguíneo para o cérebro, é uma das maiores causas de mortes e sequelas no mundo e no Brasil. Objetivos: identificar a produção científica sobre a importância do enfermeiro na orientação aos cuidadores de clientes com sequelas de AVC; identificar as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores no sistema de cuidado domiciliar e analisar a efetividade da assistência educacional para a clientela do estudo. Materiais e métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura que reuniu artigos das bases de dados LILACS e SCIELO em português e espanhol, utilizou-se os descritores: acidente vascular cerebral, assistência domiciliar, cuidadores e enfermagem.  A amostra final constituiu-se de 13 artigos. Resultados: constatou-se que as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores estão relacionadas à falta de informações e orientações sobre a patologia, suas complicações e principais cuidados que precisam ser prestados no domicílio sendo o enfermeiro um profissional habilitado para fazer essa educação em saúde, e que programas de alta hospitalar proporcionam ao cuidador mais segurança, confiança, permitindo melhorar a qualidade de vida tanto do paciente quanto do cuidador. Considerações finais: é importante oferecer educação em saúde de qualidade aos pacientes e cuidadores durante o período de internação. O enfermeiro deve utilizar suas habilidades de educador como estratégia de cuidado permanente ao paciente após a alta hospitalar, por meio da minimização das dúvidas, medos e dificuldades dos cuidadores e da capacitação dos mesmos para enfrentar a nova realidade.

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Biografia do Autor

Renata Carmel de Araujo Silva, Instituto de Ensino Superior Múltiplo- IESM

Graduanda do Curso de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior Múltiplo- IESM.

Geyciele Lima Monteiro, Instituto de Ensino Superior Múltiplo- IESM.

Graduanda do Curso de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior Múltiplo- IESM.

Ariane Gomes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI. Instituto de Ensino Superior Múltiplo-IESM.

Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Enfermeira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI. Professora do curso de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior Múltiplo-IESM.

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Publicado

2015-09-29

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO