Expectativas do estágio hospitalar para estudantes de enfermagem

Autores

  • Josemir Almeida Lima Centro Universitário Cesmac – Maceió (AL), Brasil
  • Allana Bandeira Carrilho Centro Universitário Cesmac – Maceió (AL), Brasil
  • Linda Djeyme Santos Centro Universitário Cesmac – Maceió (AL), Brasil
  • Uirassú Tupinambá Silva de Lima Centro Universitário Cesmac – Maceió (AL), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol14n48.3372

Palavras-chave:

expectativas, estágio clínico, enfermagem.

Resumo

O primeiro estágio dos graduandos de enfermagem, no âmbito hospitalar, é um momento de muitos questionamentos, dúvidas e expectativas, apesar de terem conhecimentos teóricos e práticos suficientes para atuar junto aos pacientes. Conhecer as expectativas desses alunos pode auxiliá-los a vivenciar essa etapa de forma mais tranquila. Portanto, o objetivo deste estudo foi conhecer as expectativas dos alunos de uma disciplina do curso de enfermagem em relação ao seu primeiro estágio hospitalar. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, com delineamento quantitativo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado com questões fechadas, e participaram do estudo 44 alunos. A análise dos resultados evidenciou que a maioria dos estudantes concentra-se na faixa etária de 20 a 29 anos (65,90%); é do sexo feminino (88,64%); sem experiência na área de enfermagem (75%); com expectativas de adquirir confiança (65,91%); ansiosos (61,36%); inseguros (45,45%). O percentual de graduandos de enfermagem ansiosos e inseguros em relação ao primeiro estágio é alto, o que pode ter reflexos negativos no desempenho desses alunos, havendo a necessidade de intervenções por parte dos docentes para minimizar esses problemas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemir Almeida Lima, Centro Universitário Cesmac – Maceió (AL), Brasil

Enfermeiro,  mestre em Ciências pela UNIFESP, especialista em Fisiologia Geral, Humana, animal e comparada e em docência para o ensino superior. Professor das seguintes disciplinas: Práticas Integrativas em Saúde II, Saúde do homem e Fisiologia Humana.

Allana Bandeira Carrilho, Centro Universitário Cesmac – Maceió (AL), Brasil

Enfermeira graduada pelo Curso de Enfermagem do Centro Universitário Cesmac

Linda Djeyme Santos, Centro Universitário Cesmac – Maceió (AL), Brasil

Enfermeira graduada pelo Curso de Enfermagem do Centro Universitário Cesmac

Uirassú Tupinambá Silva de Lima, Centro Universitário Cesmac – Maceió (AL), Brasil

Psicólogo e Enfermeiro. Mestre em Ensino na Saúde no Contexto pela Faculdade de Medicina da UFAL, especialista em Fisiologia do Envelhecimento e Gerontologia UNCISAL, Metodologia do Ensino Superior. Professor das seguintes disciplinas: Semiologia Aplicada à Enfermagem I e II, Metodologia da Pesquisa II. Aluno do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

Lima MJ. O que é enfermagem. São Paulo: Brasiliense; 2005.

Souza ML, Sartor VVB, Padilha MICS, Prado ML. O cuidado de enfermagem: uma aproximação teórica. Texto Contexto Enferm. 2005;14:266-70.

Valsecchi EASS, Nogueira MS. Comunicação professor-aluno: aspectos relacionados ao estágio supervisionado. Ciência, Cuidado e Saúde. 2002;1(1):137-43.

Bosquetti LS, Braga EM. Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular. Rev Esc Enferm USP. 2008;42(4):690-6.

Lúcio FD, Peres GRP, Ramin CSA, Souza DSB. Os sentimentos dos alunos do curso de graduação em enfermagem frente ao primeiro estágio. Brasília (DF): ABEn; 2005. [Acesso em 15 maio 2012]. Disponível em: http://www.bstorm.com.br/enfermagem/index-p2.php?cod=61668&popup=1

Andrade MN, Andrade FL. Estágio curricular: avaliação de experiência. Rev Bras Enferm. 1989;4:27-41.

Karino ME, Guariente MHDM. O aprendizado no primeiro estágio de enfermagem: a visão dos alunos. Arq Ciênc Saúde Unipar. 2001;5(1):33-9.

Spíndola T, Martins ERC, Francisco MTR. Enfermagem como opção: perfil de graduandos de duas instituições de ensino. Rev Bras Enferm. 2008;61(2):164-9.

Donati L, Alves MJ, Camelo SHH. O perfil do estudante ingressante no curso de graduação em enfermagem de uma faculdade privada. Rev Enferm UERJ. 2010;18(3):446-50.

Macedo AP. Os estágios dos estudantes de enfermagem enquanto actividade formativa em contexto hospitalar. Actas dos ateliers do V Congresso Português de Sociologia. Braga: Ed. Universidade do Minho; 2004.

Pereira CD. Expectativas dos acadêmicos de enfermagem relacionadas à primeira disciplina prática do curso de graduação em enfermagem [Mamografia]. Novo Hamburgo: Centro Universitário Feevale; 2008.

Carvalho et al. Administração de medicamentos: a vivência dos alunos em seu primeiro estágio. Acta Scientiarum. Health Sciences. 2003;25(1):13-8.

Carvalho R, Farah OGD, Galdeano LE. Níveis de ansiedade de alunos de graduação em enfermagem frente à primeira instrumentação cirúrgica. Rev Lat Am Enfermagem. 2004;12(6):918-23.

Higarashi IH, Nale N. O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação. Ciência, Cuidado e Saúde. 2006;5:65-70.

De Domenico EBL, Ide CAC. Referências para o ensino de competências na enfermagem. Rev Bras Enferm. 2005;58(4):453-7.

Paranhos VD, Mendes MMR. Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem. Rev Lat Am Enfermagem. 2010;18(1):[07 telas].

Lucchese R, Barros S. Pedagogia das competências um referencial para a transição paradigmática no ensino de enfermagem: uma revisão da literatura. Acta Paul Enferm. 2006;19(1):92-9.

Casate JC, Corrêa AK. Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde. Rev Esc Enferm USP. 2006;40(3):321-8.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS