ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM OSTEOPOROSE E OSTEOARTROSE ASSOCIADAS: UMA REVISÃO LITERÁRIA PHYSIOTHERAPIC APPROACH IN OSTEOPOROSIS AND OSTEOARTHRITIS ASSOCIATED PATIENTS: A LITERARY REVIEW.
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol4n8.442Palavras-chave:
osteoartrose, osteoporose, reabilitação, ossos.Resumo
O presente trabalho, por meio de revisão da literatura, abordou na introdução as duas patologias, osteoartrose e osteoporose, definições, prevalências e incidências, fatores de risco e tratamento fisioterapêutico, entre outros aspectos. No desenvolvimento, abordou aspectos fisioterapêuticos no tratamento dos portadores das duas patologias. Finalmente, foi proposto que a hidroterapia é um dos recursos mais adequados para o tratamento das duas patologias associadas, sendo que os demais recursos podem ser utilizados para o controle das dores, desde que aplicados pelo fisioterapeuta de forma adequada. Obejtivos: verificar, por meio de revisão bibliográfica, os procedimentos fisioterapêuticos utilizados em pacientes com osteoporose associada à osteoartrose.Downloads
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).