O ESTRESSE VIVENCIADO PELA CRIANÇA/FAMÍLIA COM CÂNCER E AS RELAÇÕES COM A EQUIPE DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol1n1.496Palavras-chave:
criança, câncer, estresse.Resumo
Este estudo tem como objetivo oferecer à enfermeira e à equipe de enfermagem que trabalham diretamente com a criança portadora de câncer elementos para o entendimento das reações e medos vividos pela criança sob forma de estresse e oferecer à equipe de enfermagem elementos teóricos para a melhora da relação da tríade equipe/criança/família e alternativas para uma assistência holística. Há um consenso entre as autoras mencionadas neste estudo, que relatam a visão da criança portadora de câncer sobre si mesma, seus medos, suas angústias, e a relação da família neste novo contexto de doença, tratamento, medo da morte, hospitalização e relacionamento com a equipe de enfermagem. A metodologia empregada neste estudo foi o levantamento bibliográfico de livros, revistas, teses e periódicos científicos, e o fichamento. Percebeu-se a necessidade de suporte psicológico/emocional a todos os envolvidos no processo de tratamento da criança com câncer, e a necessidade de ampliar para o graduando de enfermagem aspectos mais profundos da psicologia humana, no tocante a vida e morte e ao sofrimento, fazendo com que o profissional de enfermagem se posicione frente a estas questões e reflita, proporcionando uma assistência holística e humana à criança com câncer e sua família.Downloads
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).