TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES SUBMETIDOS AO DRENO TORÁCICO
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol17n61.5961Palavras-chave:
FisioterapiaResumo
Introdução: A utilização de instrumentos educativos na área da saúde é prática comum no Sistema Único de Saúde, levando a alterações positivas no quadro do paciente. Objetivos: O objetivo da pesquisa foi elaborar e validar uma cartilha para o autocuidado de pacientes submetidos ao dreno torácico. Materiais e métodos: O estudo foi desenvolvido em duas fases por meio de abordagem quantitativa. Na primeira ocorreu a confecção da cartilha após uma revisão de literatura. Já na segunda ocorreu a validação por meio da avaliação de 13 juízes-especialistas e de 13 representantes do público-alvo. Esta avaliação se deu através de questionários com questões que precisavam alcançar valor de concordância de 80%. A pesquisa foi realizada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Após a revisão de literatura a cartilha intitulada “Dreno de tórax: O que fazer?” foi criada contendo tópicos importantes sobre o assunto, passando pela análise dos juízes-especialistas obtendo concordância de 99,18%, sendo o primeiro bloco de perguntas com 100%, o segundo 100% e o terceiro 96,15%. Apesar de todos receberem valor maior que 80%, houve uma sugestão de modificação que foi acatada passando, então, para a avaliação do público-alvo. Pela qual se constatou concordância de 100%, com todos os blocos recebendo 100%, sem sugestões. Conclusão: A cartilha foi considerada válida pelos 26 juízes que a avaliaram. Espera-se que a mesma seja utilizada na prática e possa promover o conhecimento sobre os cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Downloads
Referências
Rebert LM, Hoga LAK, Gomes ALZ. O processo de construção de material educativo para a promoção da saúde da gestante. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2012; 20(1).
Liebano RE, Hassen MAS, Racy HHMJ, Côrrea, JB. Principais manobras cinesioterapêuticas manuais utilizadas na fisioterapia respiratória: descrição das técnicas. Rev. Ciênc. Méd., Campinas 2009;18(1), 35-45.
Pryor Z,Webber A. Fisioterapia para problemas respiratórios e cardíacos. Ed. 4ª, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Lima JDR. Rotina de cuidados com dreno de tórax. Grupo hospitalar Conceição, 2013.
Clark-carter D. Investigación Cuantitativa en Psicología: Del diseño experimental al reporte de investigación . México: Oxford University Press, 2002.
Fernandes MVL, Lacerda RA, Hallage NM. Indicadores de avaliação de práticas de controle e prevenção de infecção do trato urinário associado a cateter: construção e validação. Acta Paul Enferm 2006; 19(2): 174-89.
Oliveira MS. Autocuidado da mulher na reabilitação da mastectomia: estudo de validação de aparência e conteúdo de uma tecnologia educativa. [Dissertação Mestrado]. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza; 2006.
Nascimento MHM. Tecnologia para mediar o cuidar-educando no acolhimento de “familiares cangurus” em unidade neonatal: Estudo de Validação. [Dissertação Mestrado]. Universidade do Estado do Pará, Belém; 2012.
Moreira MF, Nobrega MML, Silva MIT. Comunicação escrita: Contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Revista Brasileira Enfermagem 2003; 56(2): 184-8.
Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev. Latino-Am. Enferm. 2005; 13(5): 754-757.
Pereira CR. Construção e validação de uma cartilha de orientação sobre o tratamento quimioterápico. [Dissertação Mestrado]. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza; 2014.
Barros ML. Construção e validação de uma cartilha educativa sobre cuidados no perioperatório da cirúrgia bariátrica. [Dissertação mestrado]. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza; 2015.
Galdino YLS. Construção e validação de cartilha educativa para o autocuidado com os pés de pessoas com diabetes. [Dissertação Mestrado]. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza; 2014.
Lima ACMACC, Bezerra KC, Sousa DMN, Rocha JF, Oriá MOB. Construção e Validação de cartilha para prevenção da transmissão vertical do HIV. Acta Paul Enferm. 2017; 30(2):181-9.
Gentil LLS. Tecnologia educativa de cuidados para o pós-operatório da cirúrgia de revascularização miocárdica: uma ferramenta para o paciente e família. [Dissertação mestrado]). Universidade de São Paulo, São Paulo; 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).