ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO DOCENTE E A ANÁLISE DA INCLUSÃO DA METODOLOGIA ATIVA
Faculty Planning and Active Methodology
DOI:
https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249627Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Prática do Docente de Enfermagem, Ensino, Enfermagem, Estudos de Avaliação como AssuntoResumo
Introdução: No processo pedagógico, o planejamento é fundamental para definir objetivos e selecionar atividades que promovam a construção do conhecimento, especialmente em um contexto contemporâneo que valoriza abordagens construtivistas, visando uma formação crítica, reflexiva e autônoma. Objetivo: Analisar as escolhas do planejamento docente e a inclusão e implementação de metodologias ativas, visando a compreensão de fatores que influenciam essas escolhas no processo de ensino-aprendizagem. Materiais e Métodos: Estudo de método misto sequencial em um curso de enfermagem de uma universidade pública do estado de Mato Grosso, realizado em duas fases. A primeira fase consistiu na análise quantitativa dos planos de ensino referentes ao período de 2018 a 2022, utilizando análise descritiva. A segunda fase envolveu entrevistas com informantes-chave, cujas respostas foram submetidas a análise temática. Resultados: foram analisados 325 planos de ensino, dos quais 113 mencionaram metodologias ativas. Destaca-se maior frequência na escolha do verbo entender. As estratégias de ensino mais mencionadas foram dramatizações/teatro e debates, enquanto nas entrevistas o Problem-Based Learning, Team Based Learning e Flipped classroom. Quanto à avaliação, predominaram os formatos formativo e somativo. A escolha da metodologia parece estar alinhada à proposta de autonomia do estudante, porém, a principal dificuldade relatada está relacionada à aceitação dos alunos e à realização de atividades em grupo. Conclusões: Baixa menção das metodologias ativas, além da falta de clareza quanto ao alinhamento dos objetivos com as estratégias de ensino e a interface da avaliação. Esses resultados sugerem a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre as práticas pedagógicas adotadas.
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