ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO DOCENTE E A ANÁLISE DA INCLUSÃO DA METODOLOGIA ATIVA

Faculty Planning and Active Methodology

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/ras.vol22.e20249627

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Prática do Docente de Enfermagem, Ensino, Enfermagem, Estudos de Avaliação como Assunto

Resumo

Introdução: No processo pedagógico, o planejamento é fundamental para definir objetivos e selecionar atividades que promovam a construção do conhecimento, especialmente em um contexto contemporâneo que valoriza abordagens construtivistas, visando uma formação crítica, reflexiva e autônoma. Objetivo: Analisar as escolhas do planejamento docente e a inclusão e implementação de metodologias ativas, visando a compreensão de fatores que influenciam essas escolhas no processo de ensino-aprendizagem. Materiais e Métodos: Estudo de método misto sequencial em um curso de enfermagem de uma universidade pública do estado de Mato Grosso, realizado em duas fases. A primeira fase consistiu na análise quantitativa dos planos de ensino referentes ao período de 2018 a 2022, utilizando análise descritiva. A segunda fase envolveu entrevistas com informantes-chave, cujas respostas foram submetidas a análise temática. Resultados: foram analisados 325 planos de ensino, dos quais 113 mencionaram metodologias ativas. Destaca-se maior frequência na escolha do verbo entender. As estratégias de ensino mais mencionadas foram dramatizações/teatro e debates, enquanto nas entrevistas o Problem-Based Learning, Team Based Learning e Flipped classroom. Quanto à avaliação, predominaram os formatos formativo e somativo. A escolha da metodologia parece estar alinhada à proposta de autonomia do estudante, porém, a principal dificuldade relatada está relacionada à aceitação dos alunos e à realização de atividades em grupo. Conclusões: Baixa menção das metodologias ativas, além da falta de clareza quanto ao alinhamento dos objetivos com as estratégias de ensino e a interface da avaliação. Esses resultados sugerem a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre as práticas pedagógicas adotadas.

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Biografia do Autor

Josué Souza Gleriano, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Mato Grosso - Brasil

Enfermeiro. Doutor em Ciências (EERP/USP). Mestre em Saúde Coletiva (UniSantos). Especialista em Enfermagem na Atenção Básica com Ênfase na Saúde da Família e no Gerenciamento (FAMERP), Docência Superior (UGF), Gestão em Saúde (UNEMAT), Auditoria em Serviços de Saúde (IIEP Albert Einstein) e Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidência (MS/Sírio Libanês). 

UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Mato Grosso - Brasil. E-mail josuegleriano@unemat.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5881-4945

 

Larissa Alves do Prado, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Enfermeira pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. Email: larissa.prado1@unemat.br ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1174-4318

Ana Claudia Pereira Terças-Trettel, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Doutora em Medicina Tropical pelo IOC/FIOCRUZ. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Curso de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail ana.claudia@unemat.br  ORCID: 0000-0001-8761-3325 

Vagner Ferreira do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

Doutor em Bioética - Centro Universitário São Camilo, São Paulo. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Curso de Enfermagem, Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. E-mail: vagnernascimento@unemat.br  ORCID: 0000-0002-3355-163X

Carlise Krein, Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto

Mestre em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil. E- mail carlisekrein02@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7781-7172

Fabiana Aparecida da Silva , Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Medicina. Cáceres, Mato Grosso, Brasil

Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Curso de Medicina. Cáceres, Mato Grosso, Brasil. E-mail: fabiana@unemat.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4239-8355

Lucieli Dias Pedreschi Chaves, Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Doutora em Ciências. Professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Fundamental. Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil. E-mail: dpchaves@eerp.usp.br. ORCID https://orcid.org/0000-0002-8730-2815

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Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Edição Especial Temática- Inovação no Ensino em Saúde